A Polícia Militar do Distrito Federal recebeu nesta sexta-feira (26/7) a autorização para contratar o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) para ser a banca organizadora do próximo concurso da corporação. O aval foi publicado no Diário Oficial do DF, a partir da página 92.
O Cebraspe está selecionado para coordenar o certame desde maio. À época, o Instituto Avalia de Inovação e Avaliação e Seleção ficou segundo lugar e, em terceiro, o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).
O certame ofertará 147 vagas para a carreira de agente militar entre imediatas e de cadastro reserva. O edital ainda não tem data de publicação. Além desse certame, a corporação tem outro concurso programado para tenentes. No total, estão previstas 294 oportunidades, sendo 147 para oficiais, 49 para tenentes e 98 para formação de cadastro reserva.
Equidade de gênero
Uma Portaria publicada em fevereiro desse ano determina que a seleção deverá ter o mínimo de 10% de mulheres aprovadas na fase classificatória. Ela também retirou a limitação de mulheres que poderiam ser classificadas no certame. Anteriormente, em portaria publicada em julho de 2023, a seleção tinha sido autorizada com restrição de gênero.
Do total de vagas, conforme uma portaria inicial publicada em 2023, 132 eram para homens e 15 para mulheres. Agora, não haverá mais essa distinção. A portaria publicada neste ano segue o acordo firmado entre representantes da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF), da PMDF, da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério da Justiça, em outubro.
Saiba Mais
- Economia G20: Brasil e Estados Unidos firmam acordo de cooperação climática
- Flipar China desenvolve robôs capazes de expressar emoções
- Mundo 7 pontos para observar na cerimônia de abertura das Olimpíadas
- Mariana Morais Ex-nora de Preta Gil fala pela primeira vez sobre beijo em filho de Faustão
- Esportes Segue o líder! Flamengo domina média de público do Brasileirão 2024
- Jogada 10 Cabo de guerra, subida na corda… Modalidades ‘diferentes’ que já foram olímpicas