ENAM

Exame Nacional da Magistratura terá segunda edição em outubro; confira

As inscrições para o Enam vão do dia 29 de julho até 27 de agosto. As provas serão realizadas no dia 20 de outubro

Correio Braziliense
postado em 20/06/2024 18:45
O Enam serve como um pré-requisito para o ingresso de profissionais do direito no serviço público para a carreira de magistratura -  (crédito:  TJDFT/Divulgação)
O Enam serve como um pré-requisito para o ingresso de profissionais do direito no serviço público para a carreira de magistratura - (crédito: TJDFT/Divulgação)

As inscrições para a segunda edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam) serão abertas no próximo dia 29 de julho e seguem até 27 de agosto. De acordo com o calendário do Enam, as provas serão realizadas no dia 20 de outubro. (Confira o calendário aqui).

As provas previstas para outubro serão a segunda edição do exame neste ano. A primeira ocorreu em 14 de abril. As avaliações tiveram duração de 5 horas, e ocorreram das 13h às 18h. O exame, na primeira edição, foi composto por 80 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com cinco alternativas e apenas uma resposta correta. Veja a divisão das questões: 

  • Direito constitucional (podendo ser incluídas questões de direito constitucional do trabalho, direito constitucional tributário e normas constitucionais de processo penal): 16 questões;
  • Direito administrativo: 10 questões;
  • Noções gerais de direito e formação humanística: 6 questões;
  • Direitos Humanos: 6 questões;
  • Direito Processual Civil: 12 questões;
  • Direito Civil: 12 questões;
  • Direito Empresarial: 6 questões;
  • Direito Penal: 12 questões. 

Exame Nacional da Magistratura

O Enam serve como um pré-requisito para o ingresso de bacharéis do direito no serviço público para a carreira de magistratura. Ou seja, o profissional do direito que deseja prestar um concurso para juiz, necessita prestar o Exame Nacional da Magistratura.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação