Diante da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, provas de diversos concursos públicos previstas para maio vêm sendo adiados. O primeiro a prorrogar a data de aplicação das avaliações foi o Concurso Nacional Unificado (CNU), que estava previsto para 5 de maio.
Outro certame a seguir o mesmo caminho foi o de provimento de vagas para fuzileiros navais da Marinha. Esse certame estava previsto para acontecer no dia 7 de maio e foi transferido para o dia 21 de maio. O concurso do Banco Central também foi prorrogado por causa das enchentes que assolam cidades do RS. As provas estavam marcadas para o dia 9 de maio e ainda não há nova data para aplicá-las.
Enquanto alguns certames mudaram a data das provas em todo o país, a Caixa Econômica Federal anunciou que apenas as avaliações no Rio Grande do Sul serão adiadas. No restante do país, o certame ocorrerá normalmente em 26 de maio. De acordo com o banco, essa prorrogação não prejudicará a isonomia dos candidatos.
Adiamentos no RS
Além da prorrogação de concursos de perspectiva nacional, os certames organizados por prefeituras, câmaras e fundações gaúchas foram adiados em decorrência do contexto de calamidade no RS. Também foi prorrogado o certame da Defensoria Públcia do Paraná. Confira a lista de seleções adiadas, de acordo com a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), entidade que organiza a banca desses concursos.
-
DPE/PR – Defensoria Pública do Estado do Paraná
-
Município de Itaara/RS
-
Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Instituto de Previdência de Balneário Barra do Sul/SC
-
Prefeitura Municipal de Venâncio Aires/RS
-
Prefeitura Municipal de Monte Castelo/SC
-
Prefeitura Municipal de Esteio/RS
-
Prefeitura Municipal de Cidreira/RS
-
FUMSSAR – Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa/RS
-
Prefeitura Municipal de Casca/RS
-
CREMERS – Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul
-
Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul/RS
-
Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS
-
Câmara Municipal de Viamão/RS
-
Campanha QCVida