Foi aprovado o projeto de lei que reserva 30% das vagas ofertadas em concursos públicos federais para negros, indígenas e quilombolas. O PL 1958/2021 foi votado na manhã desta quarta-feira (24/4), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
O texto substitutivo, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), aumenta os percentuais de cotas para pessoas negras de 20% para 30%. Além disso, atribui metade dessas vagas reservadas (50%) para mulheres negras e contempla os povos indígenas e quilombolas.
A proposta foi aprovada na Comissão de Direitos Humanos no fim do ano passado e é tratado como prioridade pelo governo federal. Após análise da CCJ, o texto terá que ser apreciado pela Câmara dos Deputados. A vigência da lei atual vence em 9 junho deste ano.
A discussão sobre a Lei nº 12.990/2014, conhecida como "Lei de Cotas no Serviço Público", havia sido adiada algumas vezes. Na última semana (17/4), o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP), propôs que a votação fosse adiada para que os senadores tivessem tempo de apreciar o texto. Os parlamentares aceitaram de comum acordo.
Saiba Mais
-
Concursos Concurso do TJ do Mato Grosso tem banca definida; veja
-
Concursos Concurso Nacional Unificado divulgará locais de prova amanhã (25/4)
-
Concursos Servidores ambientais foram os mais atacados por Bolsonaro, constata estudo
-
Concursos Concurso Petrobras: banca divulga locais do teste psicossocial
-
Concursos Ipea abre inscrições para titular de auditoria interna
-
Concursos Marinha abre concurso com 50 vagas para cursos na Escola Naval