Oportunidade

Exército lança edital para cadetes com 440 vagas de nível médio

Inscrições podem ser feitas entre 10 de abril e 21 de maio. É preciso ter o ensino médio completo ou estar em curso do 3° ano colegial. Valor da taxa de inscrição é de R$ 100

Francisco Artur
postado em 04/04/2024 17:51 / atualizado em 04/04/2024 18:10
Cadetes são os militares em formação para se tornarem oficiais nas forças armadas. Na foto, oficial do Exército auxiliam a população do DF no combate à dengue -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Cadetes são os militares em formação para se tornarem oficiais nas forças armadas. Na foto, oficial do Exército auxiliam a população do DF no combate à dengue - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O Exército publicou um novo edital de concurso público, desta vez para a Escola Preparatória de Cadetes. Foram abertas 440 vagas, sendo 400 para homens e 40 para mulheres.  

Para a ampla concorrência serão 320 para homens e 32 para mulheres. Candidatos negros: 80 para homens e 8 para mulheres. As inscrições poderão ser feitas entre 10 de abril e 21 de maio, no portal da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Para concorrer, é necessário ter o ensino médio completo ou estar em curso do 3º ano do ensino médio. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100. 

Além da escolaridade, para participar do certame de cadetes do Exército, é necessário ter idade entre 17 e 22 anos (completados até 31 de dezembro do ano da matrícula) e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres. As provas estão previstas para os dias  21 e 22 de setembro. 

Os candidatos serão avaliados pelas etapas de: 

  • Exame intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos;
  • Inspeção de saúde (IS): a ser realizada, apenas, pelo candidato convocado, desde que aprovado no EI, respeitada a classificação obtida;
  • Exame de aptidão física (EAF): a ser realizado, apenas, pelo candidato apto na IS;
  • Avaliação Psicológica (Avl Psc): a ser realizada, apenas, pelo candidato apto no EAF; e
  • Comprovação dos requisitos para a matrícula: a ser realizada, apenas, pelo candidato apto na Avl Psc, confirmado no procedimento de heteroidentificação (para aquele autodeclarado negro) e classificado dentro do número de vagas previstas pelo Estado-Maior do Exército (EME).

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação