As inscrições para participar do Concurso Nacional Unificado terminam nesta sexta-feira (9/2). O cadastro no chamado "Enem dos concursos" começou em 19 de janeiro e já acumula mais de 1,7 milhão inscrições. As taxas custam R$ 60, para nível médio, e R$ 90, para nível superior.
Para se candidatar, os interessados deverão acessar o site Gov.br. O concurso unificado tem 6.640 vagas — sendo 692 para nível médio e 5.948 para ensino superior. As oportunidades são distribuídas em oito blocos temáticos.
Na inscrição, ao entrar na conta Gov.br, é necessário preencher o formulário corretamente, informando os dados pessoais e escolhendo o bloco temático. Em seguida, é a hora da escolha dos cargos. Confira o passo a passo de como fazer a inscrição.
- Concurso Nacional Unificado alcança 1,5 milhão de inscrições
- Concurso Unificado: procedimento de heteroidentificação será filmado
Blocos temáticos
As vagas estão distribuídas em oito blocos temáticos. Os candidatos podem se inscrever para mais de um cargo, desde que estejam no mesmo bloco. O candidato pode trocar de área ao longo do processo de inscrição. Veja:
- Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas)
- Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas)
- Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas)
- Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas)
- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas)
- Setores Econômicos e Regulação (359 vagas)
- Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas)
- Nível Intermediário (692 vagas)
As provas do Concurso Nacional Unificado estão marcadas para serem aplicadas em 5 de maio, em mais de 200 municípios brasileiros. Serão 5.141 locais de provas, como escolas e prédios públicos. Em todo o país, serão 77.242 salas e 46 candidatos por sala.