O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, nesta segunda-feira (29/01), que 78,17% dos pedidos de isenção da taxa de inscrição doConcurso Público Nacional Unificado (CPNU) foram aceitos, totalizando 517.468 pessoas que tiveram resposta positiva. Ao todo, o órgão recebeu 662.018 pedidos de isenção.
De acordo com a pasta, as outras 144.555 que tiveram o pedido inicial negado têm até amanhã (30/01) para recorrer. Todo o processo é feito pelo site oficial de inscrição.
- Concurso Nacional Unificado: sai hoje resultado preliminar de isenção
- Esther Dweck: "A reforma administrativa que está no Congresso é punitiva"
A consulta ao resultado deve ser realizada pelo candidato ou candidata no site de inscrições do concurso. Dessa forma, é necessário acessar https://cpnu.cesgranrio.org.br/login e fazer o login com a conta Gov.br.
As pessoas que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), fazem ou fizeram ensino superior pelo ProUni ou Fies, e doadores de medula óssea têm direito à isenção da taxa.
A análise dos recursos será feita até o dia 5 de fevereiro, e a publicação do resultado final será no dia 6 de fevereiro.
Os candidatos que tiveram seus recursos negados terão até o dia 9 de fevereiro, último dia de inscrição no certame, para efetuar o pagamento da inscrição, segundo o comunicado do órgão.
"Enem dos concursos"
O CPNU, também chamado de “Enem dos concursos” vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. As inscrições estão abertas até 9 de fevereiro. A prova do dia 5 de maio será aplicada em 220 cidades, localizadas em todas as unidades da federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.
A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 3 de junho. Os resultados finais serão anunciados em 30 de julho. Em 5 de agosto, será iniciada a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.
Segundo o MGI, a execução do CPNU é um dos instrumentos de reconstrução do Estado brasileiro, ao promover a recuperação das capacidades governamentais. O concurso, capilarizado e democrático, também mira na construção de um serviço público com a cara do Brasil.
Saiba Mais
- Economia IPCA-15: alimentos puxam inflação em janeiro
- Economia Desafio nas compras: brasiliense faz malabarismo para tentar economizar
- Economia Primeira reunião do Copom em 2024 deve manter ritmo de cortes da Selic
- Economia Confiança na indústria é a maior desde agosto de 2022, indica FGV
- Economia Fazenda define procedimentos a inadimplentes e facilita acesso ao Desenrola
- Economia Contas públicas: governo fecha 2023 com saldo negativo de R$ 230,5 bilhões