Diante das fortes chuvas que assolam o Rio de Janeiro no sábado (13/1) e na madrugada de domingo (14/1), provas de concursos programadas para ocorrer neste domingo foram adiadas. Um dele é a avaliação da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
"Considerando as dificuldades de locomoção nas cidades, as provas serão reagendadas para que possamos garantir a segurança de todos", disse a Faetec em nota divulgada neste domingo. As provas da Faetec, no entanto, ainda não têm data a serem aplicadas.
O mau tempo também foi a justificativa para adiar um concurso para bolsistas na área de saúde da Prefeitura carioca. O anúncio foi feito pelo próprio prefeito, Eduardo Paes, em sua conta no Twitter.
Hoje teríamos a prova para acadêmicos bolsistas na área de saúde da prefeitura. Em razão da chuva pela cidade e da dificuldade de deslocamento, estou determinando o adiamento da prova!
— Eduardo Paes (@eduardopaes) January 14, 2024
A cidade do Rio entrou em estágio 4 de atenção, o segundo maior na escala de risco. De sábado para domingo, 29 sirenes foram acionadas em 16 comunidades.
- Celina Leão decreta situação de emergência no DF devido às chuvas
- Saiba quais regiões serão mais afetadas por chuvas nos próximos dias
Prefeito pede que pessoas fiquem em casa
Pelas redes sociais, na manhã desde domingo, o prefeito Eduardo Paes (PSD) pediu que as pessoas evitem sair de casa, já que há vários pontos de alagamento, como a Avenida Brasil, principal via da cidade, que está interditada. "A gente pede para as pessoas que evitem se deslocar", disse Paes. O prefeito informou que foi montado um centro de comando na Pavuna, na Zona Norte da cidade.
Atualizando a situação às 7:40 pic.twitter.com/2Uoo2Oy7aC
— Eduardo Paes (@eduardopaes) January 14, 2024
Problemas
O Metrô-Rio está com as estações Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari Fazenda Botafogo e Coelho Neto fechadas, devido a um alagamento na área externa da estações Acari e Fazenda Botafogo.
Os bombeiros estão procurando uma mulher que desapareceu depois que o carro dela caiu no Rio Botas, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Já em Albuquerque, na Zona Norte, um homem teria sido soterrado.
Também pelas redes sociais, o governador Cláudio Castro (PL), que está de férias, disse que está em contato com as prefeituras atingidas. "Mesmo de férias, estou coordenando as secretarias e sigo em contato com as prefeituras para lidar com as intensas chuvas. A força-tarefa do Governo do Estado já está em andamento", disse.
Mesmo de férias, estou coordenando as secretarias e sigo em contato com as prefeituras para lidar com as intensas chuvas. A força-tarefa do Governo do Estado já está em andamento.
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) January 14, 2024