Concurso Unificado

Esther Dweck: Concurso Unificado ampliará a diversidade no serviço público

"Essa inovação do Ministério da Gestão, com mais de 20 órgãos, deixará o serviço público cada vez mais com a cara do Brasil", disse a ministra

Yasmin Rajab
postado em 12/01/2024 11:19 / atualizado em 12/01/2024 11:31
O Concurso Unificado é o novo modelo de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão -  (crédito: Wilson Dais/Agência Brasil)
O Concurso Unificado é o novo modelo de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão - (crédito: Wilson Dais/Agência Brasil)

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, comemorou o lançamento dos editais do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) e ressaltou a importância de ampliar a diversidade no serviço público do país. De acordo com ela, a iniciativa "deixará o serviço público cada vez mais com a cara do Brasil".  "Ampliar diversidade é essencial para pensarmos políticas públicas para os desafios do país", completou. 

A declaração foi feita na tarde desta quinta-feira (11/1), nas redes sociais. Na publicação, Dweck responde uma postagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual ele esclareceu informações do Concurso Unificado. 

O Concurso Unificado é o novo modelo de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão, que consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

O edital do CNPU foi publicado na quarta-feira (10/1), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). São ofertadas 6.640 vagas de níveis médio e superior em diversas áreas de atuação. As chances são divididas entre os 21 órgãos públicos participantes.

As inscrições serão abertas em 19 de janeiro e poderão ser feitas até 9 de fevereiro, na página do Concurso Nacional Unificado. As taxas custam R$ 60 para cargos de nível médio e R$ 90 para nível superior.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação