Nomeações

Concurso Receita Federal: aprovados deverão ser nomeados ainda neste ano

Segundo o documento publicado no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os aprovados serão empossados na data prevista de 2 de janeiro de 2024

Yasmin Rajab
postado em 27/12/2023 11:14
O edital ofertou 699 oportunidades, sendo 230 para a carreira de auditor e outras 469 para o cargo de analista -  (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O edital ofertou 699 oportunidades, sendo 230 para a carreira de auditor e outras 469 para o cargo de analista - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
int(6)

Os candidatos aprovados no concurso público da Receita Federal serão nomeados na data provável de 29 de dezembro, próxima sexta-feira. A informação foi publicada no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora. 

A posse deve ocorrer em 2 de janeiro de 2024. No entanto, o documento informa que "se trata de mera previsão, não gerando qualquer direito subjetivo aos aprovados em relação às datas, podendo elas serem alteradas de acordo com a conveniência e oportunidade da administração."

O edital ofertou 699 oportunidades, sendo 230 para a carreira de auditor e outras 469 para o cargo de analista. Das vagas imediatas, e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% são reservadas a pessoas com deficiência (PcDs) e 20% aos que concorrerem pelas cotas para negros.

O certame registrou mais de 150 mil inscritos, segundo documento divulgado pela FGV. Para a carreira de analista, foram 102.856 inscrições. Já o cargo de auditor contabilizou 53.517 inscrições. Os aprovados receberão o salário inicial de R$ 21 mil (auditor) e R$ 11,6 mil (analista). As provas do certame (objetiva e discursiva) foram aplicadas em março deste ano, em todo o país.

Além das provas, os candidatos também passarão por uma pesquisa de vida pregressa, de caráter eliminatório, e pelo curso de formação profissional.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação