Candidatos do concurso da Polícia Penal do Distrito Federal que desejarem interpor recursos sobre o gabarito preliminar divulgado, devem fazê-lo, através do site da banca, Instituto AOCP, até a próxima segunda (11/7). O gabarito preliminar foi divulgado no último domingo (3/7), no mesmo dia da aplicação da provas objetivas da seleção do concurso.
Os exames foram aplicadas em Brasília e em outras Regiões Administrativas do Distrito Federal. Segundo o Instituto AOCP a aplicação da prova objetiva obteve quase 26% de abstenção dos inscritos.
As provas objetivas foram no modelo ERRADO ou CERTO, sendo atribuído o valor de 1 (um) ponto para cada marcação em acordo com o gabarito oficial. A seleção além da prova objetiva, também é composta pelas seguintes fases:
- Teste de aptidão física;
- Prova de aptidão psicológica;
- Sindicância de vida pregressa;
- Curso de formação profissional.
Os candidatos aprovados vão ingressar na carreira da Polícia Penal (antigo agente penitenciário). Os nomeados e empossados, durante o estágio probatório, serão lotados nas seguintes unidades prisionais:
I – Centro de Detenção Provisória;
II – Centro de Detenção Provisória II;
III – Penitenciária I do Distrito Federal;
IV – Penitenciária II do Distrito Federal;
V – Centro de Internamento e Reeducação.
O edital deste concurso público foi publicado em março deste ano com a oferta de 1779 vagas, sendo 200 vagas para ampla concorrência; 80 vagas para portadores de deficência, 80 vagas para candidatos negros; 40 para hipossuficientes; e 779 para cadastro reserva.
O certame contou com 44.967 inscrições homologadas. Deste total, estiveram presentes 33.444 candidatos e se ausentaram 11.523.
*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes