Última oportunidade! As inscrições do concurso da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária para o cargo de Policial Penal encerram às 12h (meio dia) desta sexta-feira (20/5). O prazo já havia sido encerrado, mas foi reaberto para adaptar o Teste de Aptidão Física para candidatos com deficiência. Com isso, as inscrições também foram reabertas.
Para se inscrever, é preciso preencher o formulário no site do Instituto AOPC, organizador da seleção. Ao todo, são oferecidas 1779 vagas com remuneração inicial de R$ 5.445,00.
Confira o novo cronograma:
Concurso
O edital do concurso público para o provimento de cargos de Policial Penal do DF e formação de cadastro reserva foi publicado em março desse ano, com a oferta de 1779 vagas.
Desse total, 200 vagas para ampla concorrência; 80 vagas para portadores de deficência, 80 vagas para candidatos negros; 40 para hipossuficientes; e 779 para cadastro reserva. Os aprovados e nomeados vão cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais. A remuneração inicial de um Polícial Penal do DF é R$ 5.445,00.
O concurso público destina-se ao provimento de vagas existentes, sob regime estatutário, no quadro de servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e exige nível superior. Os candidatos aprovados vão ingressar na carreira da Polícia Penal (antigo agente penitenciário). Os nomeados e empossados, durante o estágio probatório, serão lotados nas seguintes unidades prisionais:
I – Centro de Detenção Provisória;
II – Centro de Detenção Provisória II;
III – Penitenciária I do Distrito Federal;
IV – Penitenciária II do Distrito Federal;
V – Centro de Internamento e Reeducação;
VI – Penitenciária Feminina do Distrito Federal (apenas servidores do sexo feminino).
Fases
Os candidatos à carreira de Policial Penal do DF serão avaliados em várias etapas. São elas:
I - Prova objetiva;
II - Teste de aptidão física;
III - Prova de aptidão psicológica;
IV - sindicância de vida pregressa;
V - Curso de formação profissional.
Todas as fases são de caráter classificatório e eliminatório.
As provas objetivas serão no modelo ERRADO ou CERTO, sendo atribuído o valor de 1 (um) ponto para cada marcação em acordo com o gabarito oficial. Os exames serão aplicados na cidade de Brasília ou outras Regiões Administrativas do Distrito Federal e estão marcadas para o dia 12 de junho de 2022. O horário e o local serão confirmados posteriormente.
O edital tem prazo de validade de 2 (dois) anos a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal.