DF - Concursos - Lorena Pacheco
postado em 10/04/2015 14:41
Para ser delegado é preciso formação superior em direito, e três anos de prática jurídica ou atividade policial. Quem tem qualquer curso de nível superior pode concorrer a papiloscopista. E formados em medicina podem concorrer ao posto de perito – é preciso ainda registro no conselho de classe.
Segundo os editais, quem passar para delegado ou perito recebem R$ 15.370,64, enquanto papiloscopistas têm salário de R$ 8.284,55. Cinco por cento das chances são reservadas a deficientes.
As datas dos exames, porém, não foram alteradas. As provas objetivas para o posto de delegado, serão aplicadas no dia 17 de maio; e as discursivas em 9 de agosto. Os peritos, por sua vez, terão os exames objetivos e discursivos o dia 31 de maio. E candidatos a papiloscopista farão exames em 24 de maio.
A seleção será composta ainda por exames biométricos e avaliação médica, sindicância de vida pregressa e investigação social, e curso de formação profissional (composto por mais de 400 horas/aulas). Aspirantes a delegado ainda farão prova oral e de títulos; quem quiser ser perito fará apenas prova de títulos. A Fundação Universa é a banca responsável pela aplicação das fases.
Os testes físicos serão compostos por teste dinâmico de barra fixa, flexão abdominal, meio sugado, e corrida de 12 minutos.