FORMAÇÃO

Aos 91 anos, idosa realiza sonho de se alfabetizar e conclui o ensino médio

Iolanda Ribeiro Conti aprendeu a ler e escrever e se formou no ensino médio aos 91 anos

Bianca Lucca
postado em 25/12/2024 19:28
Aos 91 anos de idade, Iolanda Ribeiro Conti se formou no ensino médio  -  (crédito: Reprodução / arquivo pessoal)
Aos 91 anos de idade, Iolanda Ribeiro Conti se formou no ensino médio - (crédito: Reprodução / arquivo pessoal)

No dia 11 de dezembro, Iolanda Ribeiro Conti realizou um grande sonho aos 91 anos: finalizar o ensino médio. A Universidade de Guarulhos foi palco para a formação dela, que aprendeu a ler e escrever por meio do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Acompanhada pelos professores da Escola Estadual Padre Conrado Sivila, a idosa recebeu o diploma de beca, salto alto e um buquê de flores. Natural de Piranguçu (MG), Iolanda começou a trabalhar aos 8 anos na roça dos pais e ajudava na criação dos irmãos. Explorada desde a infância, ela se mudou para São Paulo aos 11 pela promessa de que iria ser escolarizada - o que não aconteceu.

"Eu queria muito escrever meu nome. Sempre me incomodou não saber ler e escrever. Mas nunca deixei de sonhar, e consegui. Querer é poder, mas temos que correr atrás. Nada é fácil. Tem que ter muita fé em Deus e não perder a esperança. Quanto mais se vive mais se aprende. A idade não importa", afirma Iolanda em entrevista ao portal G1.

Ao longo dos anos, a vida não permitiu que Iolanda se dedicasse aos estudos. Mãe de três filhos, a recém alfabetizada trabalhou em padaria, lavanderia e com faxina. A filha Vera Lúcia Ribeiro Conti conta ao G1 que a Iolanda sempre falou o quanto queria estudar: “Foi então que a matriculei numa escola. Ela escreveu o nome dela pela primeira vez aos 85 anos. Foi emocionante."

Vera acompanhou a mãe diariamente nas aulas. O ensino fundamental foi concluído ano passado e o ensino médio este ano. "Sou fisioterapeuta e deixei de atender clientes à noite para ir com ela. E valeu a pena. Faria tudo de novo porque ela fez muito por mim. Eu sou adotada por ela e sou muito grata", ressalta a filha ao G1.

Faça chuva ou faça sol, Iolanda não faltava uma aula, período no qual construiu novas amizades com os colegas. O próximo passo da idosa é ter o ensino superior completo. Embora desejasse ser enfermeira quando jovem, agora Iolanda pretende fazer o curso de nutrição.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação