O primeiro dia de provas do Vestibular da Universidade de Brasília (UnB), que seleciona candidatos para o primeiro semestre letivo de 2024, ocorreu na tarde deste sábado (25/11). Os candidatos compareceram à universidade para realizar provas de línguas estrangeiras, ciências humanas e redação. Ao todo, 16.757 candidatos se inscreveram para disputar 2.112 vagas. Até o fechamento desta matéria, o Cebraspe e a UnB ainda não tinham divulgado a quantidade de pessoas que compareceram. O tema da redação neste ano foi A demarcação de terras indígenas como estratégia de enfrentamento ao aquecimento global.
Davi Breches, 17 anos, vai prestar vestibular para Geologia e estava confiante para o primeiro dia de provas. "Consegui estudar melhor para o vestibular do que para o Enem. Eu acredito que o vestibular da UnB é mais inclusivo no sentido de cobrar mais conteúdos que dependem de uma capacidade sociológico. O Enem é mais técnico e mais exatas. A prova da UnB é mais humana com relação ao método", declarou. "Eu achei a prova tranquila, menos desgastante do Enem. Achei as questões bem trabalhadas. O tema da redação achei fácil", completou.
César Alvares, 19 anos, vai se mudar para a França no próximo ano e estava realizando o vestibular pois, para ser aceito na universidade que ele deseja no país europeu, é preciso estar matriculado em uma instituição de ensino superior no Brasil. "Eu também gosto mais do estilo de provas da UnB. Vou fazer a terceira etapa do PAS (Programa de Avaliação Seriada) este ano e é mais uma chance de conseguir entrar", afirmou.
Elis Vida, 17 anos, quer entrar para Comunicação Social, com habilitação em Audiovisual. "É a primeira vez que faço o vestibular tradicional na UnB. Estou fazendo o PAS e fiz o Enem. Estudei o quanto pude. Não sei se estou confiante, mas estou tranquila. A pressão é bem menor no vestibular o que no Enem", contou.
Gabriel Matos, 18 anos, quer cursar Ciências da Computação. "Estou fazendo o vestibular mais como experiência e para treinar para o PAS. Acho que a minha nota do Enem vai ser suficiente para entrar no curso que quero", acredita. "Estudei vendo vídeo-aulas no Youtube. Para o Enem, maratonei uma playlist de 40 vídeos de biologia, caíram quatro questões sobre os assuntos e eu acertei todas", relatou.
João Felipe Stein, 17 anos, está terminando o Ensino Médio e quer fazer Engenharia da Computação. "Acho que, das áreas de Exatas, a computação é a áreas mais parecida com as ciências humanas. Programação é basicamente uma língua nova que temos que aprender. Estou mais confiantes para Enem e PAS, o vestibular estou fazendo mais como experiência, não sei muito ainda como funciona", compartilhou.
Concorrência
No campus Darcy Ribeiro, o curso com maior concorrência é Medicina (Bacharelado) com 211,75 candidatos por vaga. O curso de Psicologia (Bacharelado/Licenciatura/Psicólogo) ficou em segundo lugar como a graduação mais procurada, registrando 39,44 candidatos por vaga. Em terceiro lugar, aparece o curso de Ciência da Computação (Bacharelado) com 32,30 candidatos por vaga.
Alteração
Apesar de ninguém ter ficado do lado de fora no Bloco de Sala de Aula Sul (BSAS), candidatos, pais e responsáveis reclamavam que locais de provas foram trocados na sexta-feira (24/11), um dia antes da realização do vestibular. Uma mãe de aluno, que não quis se identificar, explicou que a universidade divulgou os locais de prova na segunda-feira (20/11), mas, na sexta-feira (24/11), os locais foram alterados. "Ficamos sabendo porque o meu marido recebeu a comunicação por SMS. Vi aqui que muita gente não recebeu o aviso e teve o local alterado mesmo assim. Vi gente correndo para chegar porque foi para o lugar que tinha sido designado inicialmente", reclamou.
O Correio entrou em contato com a assessoria da UnB para falar sobre essa reclamação da mudança de informações relatadas pelos pais e aguarda resposta.
Datas e horários
O vestibular será realizado durante dois dias de provas, cada um deles com duração de cinco horas, com início às 13h e fim às 18h. Os candidatos precisam chegar ao local com, pelo menos, uma hora de antecedência — quem chegar após o fechamento dos portões, não poderá realizar a prova.
Cronograma
25/11 — 1º dia de prova de conhecimentos I (línguas estrangeiras) e II (ciências humanas) com a redação;
26/11 — 2º dia de prova de conhecimentos III (ciências exatas e da natureza);
28/11 — divulgação do gabarito oficial preliminar das provas objetivas e do padrão preliminar de resposta dos itens do tipo D;
20/12 — Divulgação do edital de resultado provisório nos itens do tipo D e da prova de redação;
16/01 — Resultado final do vestibular e convocação para o registro acadêmico on-line em primeira chamada.