O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira (31/10), durante a divulgação dos resultados do Enade 2022 dos cursos de bacharelado, que os cursos de licenciatura passarão a ser avaliados anualmente a partir do ano que vem. Tradicionalmente, a pesquisa é realizada a cada três anos dividida em três grupos de cursos.
“A partir do ano que vem as licenciaturas serão anualizadas anualmente pela importância que temos de ter para a formação dos professores”, declarou Camilo. No início deste ano, os dados da licenciatura foram anunciados pelo ministro. À época, a nota baixa dos cursos de licenciatura deixou um alerta — todas as notas foram abaixo de 5, em uma escala de 0 a 10.
- Camilo anuncia criação de agência reguladora para ensino superior
- Camilo Santana: "Educação só se constrói com diálogo e cooperação"
- DF tem 2ª melhor média do país no Enade, exame que analisa o ensino superior
Recentemente, também foi revelado pelo MEC que 86% do curso de Pedagogia, por exemplo, é realizado por Ensino a Distância (EaD).
Ao Correio, em entrevista exclusiva, Camilo Santana demonstrou preocupação com o cenário dos futuros professores. “Nós queremos agora avaliar a qualidade desses cursos, principalmente a licenciatura. Criar uma linha do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) em que eu possa estimular a licenciatura, por exemplo. Ou seja, vamos subsidiar uma parte, vai pagar menos, vai estimular que o professor faça um bom curso de licenciatura presencial.”