Abrindo novas perspectivas para crianças e adolescentes da Estrutural, o projeto Inglês na Estrutural tem se destacado por promover aulas de inglês gratuitamente para a comunidade local. Realizando um trabalho 100% voluntário, a iniciativa atende 140 alunos de 7 a 18 anos, aos sábados, em escolas da região. Além de lecionar aula de idiomas para os alunos, o instituto fornece alimentação e acompanhamento psicológico para os jovens.
Arthur dos Santos, 15 anos, está fazendo pela primeira vez um contato imersivo com o inglês. "Os professores são muito bons, o curso é excelente, eu estou aprendendo bastante", destaca. O estudante comenta que aprender uma nova língua será um diferencial quando ele entrar no mercado de trabalho. "Isso (o inglês) tem me ajudado muito. Tenho alguns amigos estrangeiros e consigo falar com eles sem usar o tradutor, também filmes, séries estou conseguindo assistir sem legendas", salienta. Arthur explica que é bastante dedicado e tem se esforçado para compreender todas as atividades passadas pelos professores. "As aulas aos sábados ajudam bastante, pois como não tenho aula da escola é mais fácil vir aqui para o inglês", declara.
O projeto conta com apoio das escolas Centro Educacional 1, e Escola Classe 1 da Estrutural, que cedem o espaço para realização das aulas. A coordenadora pedagógica, Júlia Corrêa, 26, ressalta que atualmente o curso está com uma lista de espera enorme, e visando aumentar a quantidade de turmas, a equipe está buscando professores voluntários. "Participamos de alguns editais, mas ainda não temos ajuda financeira do Estado. Quando precisamos de livros e materiais, realizamos vaquinhas, e os lanches nós trazemos", revela. O projeto nasceu em 2014, quando a idealizadora Luciana Von Tol começou a dar aulas gratuitas de inglês aos sábados de manhã no Coletivo da Cidade, ONG da Estrutural. "Hoje temos 102 voluntários e cinco equipes que são divididas em várias áreas do projeto. Conseguimos aprender muitas coisas com o tempo e expandimos bem o projeto", esclarece.
- Egressa do ensino público, ex-aluna da UnB ganha bolsa na Europa
- Curso Enem Gratuito lança aula sobre Anita e Giuseppe Garibaldi
- 973 vagas de estágio e aprendiz estão abertas
Aprendizado
Sempre com vontade de fazer inglês Gabriel Ferreira, 10, pediu para a mãe realizar sua matrícula no curso e ficou muito animado quando iniciou nas aulas. "Eu vim, por que eu gostei, minha mãe nunca precisou me obrigar", declara. O pequeno morador da Estrutural explica que já está entendendo algumas coisas da nova língua e pretende evoluir ainda mais. "Gosto de vir porque tenho meus amigos e amigas também. Além disso, os professores são muito legais. Quando a professora faz umas perguntas eu consigo responder em inglês", conta, orgulhoso.
Há quase um ano nas aulas de inglês, João Vinícius, 8, ficou encantando com o curso desde o primeiro dia de aula. "Estou aprendendo bastante, e no fim do ano quero estar falando inglês fluente", planeja. Esperando há muito tempo a oportunidade de inscrever o filho no projeto, Marcos Vinícius, 30, ficou muito feliz quando João conseguiu se matricular. "Em casa, todo dia, inclusive durante as férias, ele fica no celular estudando, lendo para pegar o vocabulário, a fala e a escuta", pontua. O pai lembra que João Vinícius leva os exercícios do curso para casa, estimulando toda a família a aprender inglês. "Ele faz taekwondo e xadrez, tive que estudar sobre esses esportes. Agora, com o inglês, é a mesma coisa, ele (João) está na minha frente no inglês", conta.
Os irmãos Ryan Evangelista, 8, Luís Miguel, 10, iniciaram nas aulas de inglês com um sonho: poder viajar para os Estados Unidos e conseguir entender a língua local. "Estou aqui há um ano e meio e estou gostando demais, fiz várias amizades e aprendo bastante. Está muito legal", diz Luís Miguel. As crianças estudam juntas e dizem que nas tarefas de casa, são elas que ensinam inglês para seus pais. "Eu gosto muito de estar aqui, o lanche também é muito bom. Meu irmão está mais avançado e ele me ajuda bastante ", pontua Ryan. A mãe dos meninos, Heloisa Soares, 30, diz que o Inglês na Estrutural fez com que seus filhos mudassem alguns hábitos. "Antes, nos sábados, eles ficavam vidrados na tevê e no celular, hoje eles estão estudando, isso é muito bom", salienta.
Cada turma conta com seis alunos, divididos entre kids, de 7 a 12 anos; e teens, a partir de 12. O professor e coordenador geral do Inglês na Estrutural, Bernardo Budo, 29, considera que o ensino gratuito para os alunos da Estrutural, que não tem muitas oportunidades perto de casa, pode fazer grande diferença na vida deles. "É importante eles terem esse contato extra com o inglês, às vezes eles têm, mas não é algo tão profundo. Então é uma oportunidade única que estão tendo", frisa. Além das aulas de inglês o projeto oferece apoio psicológico para os alunos. "É uma coisa que temos desenvolvido cada vez mais, temos meditação, lanche, acompanhamento durante a semana. Também uma vez no semestre, em parceria com outra organização voluntária, realizamos aula de robótica", ressalta.
No momento, as turmas não estão com as matriculas abertas, mas procura professores voluntários para a manutenção e ampliação. O projeto está nas redes sociais como @inglesnaestrutural. Contatos pelo telefone (61) 99117-0383.
*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira