O sonho de ingressar no meio acadêmico por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda é forte dentro das escolas e cursinhos. De acordo com a Universidade de Brasília (UnB), cerca de 7.842 estudantes fizeram essa escolha e hoje transitam pelos corredores da universidade. Desde de 2020, o goiano Pedro Henrique Amorim, 21, estuda para tentar a sonhada vaga em medicina. Com ênfase no exame, ele conta que está muito esperançoso e ansioso com seu resultado.
"Essa espera me deixa ansioso. Penso que a minha nota foi boa mas não dá para realmente saber se consigo passar, ainda mais que as notas de corte só aumentam", diz o estudante, que espera a abertura das inscrições para o Acesso Enem/UnB, a serem iniciadas nesta sexta-feira (31/3). Com isso, estudantes como ele, que participaram do Enem de 2022, têm até as 19h do dia 19 de abril para se inscrever e concorrer a uma vaga na universidade pela página on-line do Cebraspe.
"É muito difícil porque estamos quase indo ao meio do ano e não sei se passei, então continuo no cursinho caro pensando no próximo ano, sabe? Se eu tivesse essa garantia, já poderia sair e parar de gastar esse dinheiro, é pesado pela questão financeira", relata.
O ingresso na universidade ocorrerá no segundo semestre letivo de 2023, com início em 25 de agosto. Quem também está esperançoso com a nota da prova é o estudante Gabriel de Souza, 19. No cursinho há três anos, ele espera que a aprovação saia este ano. “Eu estou confiante, mas já me planejei para, caso não consiga, mudar meu foco. Vou passar a estudar para vestibulares ao invés do Enem”, conta.
”Desesperança”
Já para as alunas Mariana Melo, 18, e Ana Júlia, 18, o sentimento principal é o de desesperança. Ambas acreditam que não vão conseguir passar para a universidade. “Para o curso que quero, é complicado eu conseguir passar. Estava estudando sozinha, então, nesse próximo Enem, acho que vou realmente ter uma chance”, disse Melo. Para ela, o sistema da Unb garante que pessoas de diversas realidades adentrem a universidade.
Para a professora Bruna Lima, o Enem é a forma de democratizar o acesso geral de alunos à universidade. Além disso, ela explica a diversidade dentro das universidades é uma realidade. “Além de só auxiliar os alunos a entrar na universidade pública, com ele mais alunos conseguem entrar em uma faculdade particular com bastante desconto ou de graça”, diz