VOLTA ÀS AULAS

Começa ano letivo na rede pública de ensino do DF para 475 mil estudantes

A principal novidade é o novo uniforme, que será distribuído gratuitamente. A governadora em exercício, Celina Leão, e a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, começaram a entrega pela EC 2, da Estrutural

Amanda Sales
postado em 14/02/2023 06:00
Volta às aulas nas escolas públicas do DF — CEF 1, do Cruzeiro, no retorno à sala de aula -  (crédito: Ed Alves/ CB/ D.APress)
Volta às aulas nas escolas públicas do DF — CEF 1, do Cruzeiro, no retorno à sala de aula - (crédito: Ed Alves/ CB/ D.APress)

O ano letivo para as escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal começou nesta segunda-feira (13/2) para 475 mil estudantes. O Correio acompanhou o retorno no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 1, do Cruzeiro, e conversou com alunos e pais sobre as expectativas e metas para este ano. Por lá, os estudantes foram recebidos com música, gritos, confetes coloridos e abraços de professores e funcionários.

Depois de um mês e doze dias de descanso, o primeiro semestre de 2023 começou em um cenário otimista em relação ao aspecto pedagógico e ao preparo da escola. Militar reformado e pai de Teófilo Joaquim Gonzaga, 11 anos, Luiz Gonzaga comentou sobre a importância da educação para a formação de uma pessoa. "As escolas, de modo geral, em todo Brasil, estão preparadas. Estou muito otimista com esse início de ano, os professores da rede pública são muito qualificados. Para mim, o futuro da juventude brasileira está garantido pelo melhor com essas escolas", disse.

Luiz contou que é o primeiro ano de Teófilo na unidade. "Estamos muito esperançosos com esse novo começo e ele está preparado. O essencial, para mim, é que ele valorize essa oportunidade de estudo", avaliou.

Anne Gabrielly, 12, também é novata no CEF 1 e vai cursar o 6º ano. "Espero aprender muito e estou ansiosa para esta volta às aulas. Estou bastante empolgada para aprender matemática, que é o principal para mim", adiantou. Jucilene Santos Silva, mãe da adolescente, torce para que a filha se adapte a nova escola. "O principal para mim é que ela seja acolhida pelos alunos e professores. Ela é um pouco tímida, mas a minha expectativa é a melhor possível", afirmou.

Para Julia Veridiano, 14, tudo é novidade. Ela morava em Goiás e este também é seu primeiro ano na capital federal. "Eu espero ser muito bem recebida em Brasília, vim para cá focar nos meus estudos, então, vou fazer valer esse esforço. Como estou no 9º ano acredito que dê tempo de me preparar para o vestibular, tenho expectativas altas em relação à isso. Quero estudar bastante para ter um futuro e realizar a minha vontade de ser arquiteta", revelou.

Jessika Veridiano, irmã da jovem, conta que trouxe Julia para a cidade no intuito de ajudá-la a realizar o sonho de ingressar na universidade. "Ela morava com os nossos pais em Anápolis. Percebemos este desejo e, então, fez sentido ela vir ficar comigo. Lá, o mercado é mais industrial. Sinto que aqui ela consegue estudar com calma e se dedicar aos objetivos traçados", revela.

  • Governadora em exercício, Celina Leão, e secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, fazem entrega dos novos uniformes na Escola Classe 2, da Estrutural Mary Leal, Ascom/SEEDF
  • Governadora em exercício, Celina Leão, e secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, fazem entrega dos novos uniformes na Escola Classe 2, da Estrutural Renato Alves/Agência Brasília
  • Jucilene dos Santos e Anne Gabrielly dos Santos Foto: Ed Alves
  • Volta às aulas da rede publica de ensino do DF Foto: Ed Alves
  • Volta às aulas na rede pública do DF. Jessika Veridiano e Julia Veridiano Ed Alves/ CB/ D.APress
  • José Ricardo Villalba de Abreu e Ana Luisa Góis de Abreu Ed Alves/ CB/ D.APress
  • Volta às aulas na rede pública do DF Ed Alves/ CB/ D.APress
  • Luiz Gonzaga acompanhou o filho Teófilo, 11 anos, no primeiro dia Ed Alves/ CB/ D.APress
  • Volta às aulas na rede pública do DF Ed Alves/ CB/ D.APress
  • Débora Gomes dos Santos e André Gomes dos Santos Ed Alves/ CB/ D.APress

Uniforme

Todos os alunos da rede pública vão receber gratuitamente o uniforme escolar, composto por sete peças, sendo cinco do kit de verão — duas camisetas de manga curta, uma regata e duas bermudas — e duas do de inverno — uma calça e um casaco. 

O uniforme de verão chegará aos estudantes até março. A distribuição começou nesta segunda-feira (13/2) com a entrega simbólica de 250 conjuntos pela governadora em exercício, Celina Leão, e pela secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, aos alunos da Escola Classe 2, da Estrutural.

"Poder iniciar o ano letivo de 2023 com a entrega dos uniformes para os alunos da rede pública de ensino do DF foi gratificante. Este é um momento muito importante, já que todos os alunos receberão uniforme independentemente de serem beneficiários de programa de renda mínima. Todos terão igualdade. Isso é uma conquista e um avanço para o Distrito Federal", observou Hélvia Paranaguá. 

As peças de inverno chegarão até abril. Os modelos são iguais para todos, mudando apenas o nome da escola. Enquanto não receberem o novo uniforme, os alunos poderão usar o antigo.

Segurança

A Policia Militar deu início à Operação Volta às Aulas, que vai até 17 de fevereiro. Com abrangência em todo DF, as ações começaram no Colégio Cívico-Militar — Centro Educacional 07, na QNN 13 de Ceilândia, e no Centro de Ensino do Lago Norte, localizado na AE, Quadra 4/6. A ideia é dar as boas-vindas aos alunos, professores e demais funcionários das unidades de ensino e aproximar a comunidade escolar da corporação, além de garantir a segurança.

As duas unidades de ensino tiveram um evento especial com a recepção dos alunos pelo Leão Daren — mascote do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), Banda de Música e Batalhão de Policiamento com Cães, que fez uma demonstração sobre a atuação desses animais. 

De acordo com a PMDF, durante esta semana, o policiamento nas áreas das escolas públicas e particulares será intensificado pelo Batalhão Escolar com o apoio de diversas unidades da corporação.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:



 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação