Eu, Estudante

Inovação

Estudantes do DF apresentam projetos de sustentabilidade em mostra nacional

Na 19ª edição, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza crianças e jovens sobre temas e atividades de ciências e de tecnologia com uso da criatividade. Evento é gratuito

O Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade recebe, desde terça-feira (29/11), a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, gratuito e aberto ao público, tem o objetivo de mobilizar crianças e jovens sobre temas e atividades de ciências e de tecnologia para valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação. Para isso, estudantes do Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) foram estimulados a desenvolver projetos para apresentação na mostra anual. Uma das propostas que estão sendo expostas no local é a Artéria, uma tubulação feita a partir de pneus.

Saiba Mais

Aluna de 3º ano do Sesi Senai Sobradinho, Letícia Pereira, 18 anos, explica que o motivo para fazer o projeto se deu por diversas comunidades carentes não terem condições de adquirirem tubulações tradicionais. "Eles utilizam as valas abertas, e parte da água que for para as culturas é absorvida pelo solo, o que acarreta no assoreamento, no desperdício de água e na perda da qualidade de água", argumenta.

Letícia cita que a tubulação, feita a partir de pneus triturados e cola de poliuretano, está em fase de teste com o pó do pneu. "O que diferencia a tubulação de uma tubulação tradicional é porque estamos falando de uma sustentável, quando estamos reutilizando pneus que seriam mal descartados", acrescenta a estudante.

A Artéria também é de baixo custo. Tendo em vista que uma manilha de concreto custa por volta dos R$ 90, enquanto a tubulação feita com pneus será vendida na faixa de R$ 30. A estudante Milena Vieira, 18, cita que os benefícios para o cliente são a economia, pois é uma manilha mais barata do que uma de concreto porque gera qualidade de vida, é sustentável e prático.

"Então, você não vai precisar gastar dinheiro com manutenção, nem precisar vir instalar na sua casa. É muito mais caro você produzir, pegar um pneu que foi usado e produzir ele de novo do que fazer um do zero, o que sai mais barato", explica a estudante.

Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF - Alunos do Sesi-DF apresentam projetos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Como surgiu o projeto?

Segundo o estudante Leonardo Lustosa, 17, a ideia da Artéria surgiu quando o grupo fez uma pesquisa de campo com um formulário e distribuiu pela escola para passar as informações. Foi quando uma ex-aluna do Sesi Sobradinho informou que, em Planaltina, onde o pai dela trabalha, tinha tubulações abertas para fazer exposição de água de reservatórios até as plantações. Esse sistema, com valas abertas, causa perda de água e assoreamento que prejudica o solo. “Pensamos como a gente pode criar tubulações de baixo custo para ajudar essas comunidades, para que, nas valas abertas, tenham opções mais baratas e mais eficazes”, recorda Leonardo.

Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF - Alunos do Sesi-DF apresentam projetos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil

O tema desta edição do evento é o Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, realização é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Finep – Inovação e Pesquisa e do governo do Distrito Federal. Os recursos para realização da Semana são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

A iniciativa, que ocorre anualmente em Brasília desde 2004, conta com um estande do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). No espaço, os alunos das instituições apresentam os projetos desenvolvidos em sala de aula. São trabalhos escolares que envolveram pesquisas, estudos de caso, saídas de campo e montagem de protótipos e que têm como base a inovação como solução para demandas da indústria 4.0.

Outros projetos:

Ambu Mecânico
O protótipo é a automatização da bolsa de reanimação, equipamento utilizado por profissionais de saúde para executar respiração mecânica em emergências. O protótipo poderá ser utilizado em escolas e empresas, por exemplo, contribuindo para a recuperação de pacientes em condição crítica.

Argent – Filtro de Papel Impregnado com Nanopartículas de Prata
Desenvolvimento de filtro de papel impregnado com nanopartículas de prata, a partir de papéis coletados no ambiente escolar e na comunidade. O projeto visa a sustentabilidade e a tecnologia, ampliando a potencialidade de aplicação do papel como filtro para água residual e em embalagens inovadoras, uma vez que a combinação entre fibras de celulose e polímeros condutores de corrente elétrica vão abrir para designers novas possibilidades de comunicação aliada à nanotecnologia e à biotecnologia.

Biodigestor Caseiro – Uma Alternativa Sustentável
O projeto propõe alternativas de produção de energia por meio da construção de um biodigestor, com o reaproveitamento das sobras de alimentos do refeitório da escola, como forma de promover a sustentabilidade.

CoopGlass - Cooperativa de Coleta de Vidro
O projeto consiste em criar uma planta baixa e de modelo impresso em 3D de uma cooperativa de reciclagem de vidro. O material a ser reciclado será recolhido em pontos de coletas por catadores de materiais recicláveis para artesanato ou para a produção de novos objetos, substituindo totalmente o insumo virgem, sem perda de qualidade. A coleta também incluirá o caco de vidro no processo de fabricação de vidro e construção civil.

X-Era Oficina Maker
Divulgar, promover a ciência e incentivar os estudantes na iniciação científica frente aos novos desafios do Novo Ensino Médio. Os estudantes da Rede Sesi-DF de Educação atuarão como tutores nas áreas transversais de robótica, física, matemática, biologia e química. Já no eixo de ciências humanas, na construção do pensamento crítico e de soluções baseadas de transformações sociais.

 

Saiba Mais

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.