A deputada estadual eleita Macaé Evaristo (PT-MG) foi indicada como membro da área da Educação da equipe de transição do próximo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi feito hoje (14/11) pelo vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin (PSB). A parlamentar integra o Grupos de Trabalhos da Educação, convocada pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e coordenada pelo ex-ministro da pasta, Henrique Paim (PT).
Graduada em Serviço Social, mestre e doutoranda em Educação, a também vereadora de Belo Horizonte foi a primeira mulher preta a ocupar os cargos de secretária municipal (2005 a 2012) e estadual (2015 a 2018) de Educação. Em 2013 e 2014, foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC).
Ela coordenou programas como a implantação de Escolas Indígenas, a Escola Integral em Minas Gerais, a Escola Integrada em BH e as cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior, quando esteve no MEC, atuando em prol da inclusão educacional e da valorização dos professores.
Na semana passada, quando seu nome foi confirmado na equipe de transição, Macaé falou ao Estado de Minas sobre a prioridade do GT da Educação e afirmou que é preciso retornar com os investimentos na pasta.
“A prioridade é recompor o orçamento do MEC [Ministério da Educação] para o fortalecimento das políticas de educação integral, diversidade e inclusão em todos os níveis; da educação infantil à universidade", disse.
“Este será um grupo de assessoramento que vai discutir a Educação desde a primeira infância até a pós-graduação. Lula e Alckmin terão um imenso trabalho no restabelecimento da educação pública e no retorno de investimentos”, completou.