A Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) anunciou a exposição Memórias Femininas da construção de Brasília - O caminho de uma pioneira alemã para Brasília, que começou nessa terça-feira (8/11) com a exibição do documentário Poeira e Batom. A produção audiovisual fica em cartaz até 15 de novembro na Sala Papirus da FE.
Saiba Mais
Na exposição, a alemã Gerda Grumpch, de 91 anos, será homenageada com enfoque para a chegada dela a Brasília, em 1957, quando a cidade estava em construção. Ao chegar da Alemanha, órfã e fugindo da Segunda Guerra Mundial, a candanga veio de Friburgo-RJ com o marido para fundar a sede do Banco do Brasil na Cidade Livre, atualmente chamada de Núcleo Bandeirante.
Segundo Tania Fontenele, coordenadora da exposição, o documentário Poeira e Batom - 50 mulheres na construção de Brasília com legendas em alemão, marcou a abertura da exposição. Na filmagem, Gerda conta que vivia no início da cidade em um barraco de madeira onde se guardava o material que construiria a sede provisória do banco.
Saiba Mais
O filme é uma realização do Departamento de Letras da UnB em conjunto com o Instituto de Pesquisa Aplicada da Mulher.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Com informações da Universidade de Brasília (UnB)