História

UnB lança exposição "Memórias Femininas da construção de Brasília"

Exposição foi lançada nessa terça-feira (8/11), durante coquetel na Faculdade de Educação, com exibição do documentário. Produção audiovisual fica em cartaz até 15 de novembro

Correio Braziliense
postado em 09/11/2022 19:40
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

A Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) anunciou a exposição Memórias Femininas da construção de Brasília - O caminho de uma pioneira alemã para Brasília, que começou nessa terça-feira (8/11) com a exibição do documentário Poeira e Batom. A produção audiovisual fica em cartaz até 15 de novembro na Sala Papirus da FE. 

Na exposição, a alemã Gerda Grumpch, de 91 anos, será homenageada com enfoque para a chegada dela a Brasília, em 1957, quando a cidade estava em construção. Ao chegar da Alemanha, órfã e fugindo da Segunda Guerra Mundial, a candanga veio de Friburgo-RJ com o marido para fundar a sede do Banco do Brasil na Cidade Livre, atualmente chamada de Núcleo Bandeirante.

Segundo Tania Fontenele, coordenadora da exposição, o documentário Poeira e Batom - 50 mulheres na construção de Brasília com legendas em alemão, marcou a abertura da exposição. Na filmagem, Gerda conta que vivia no início da cidade em um barraco de madeira onde se guardava o material que construiria a sede provisória do banco. 

Exposição Memórias Femininas da construção de Brasília, em cartaz na Faculdade de Educação, da UnB
Exposição Memórias Femininas da construção de Brasília, em cartaz na Faculdade de Educação, da UnB (foto: UnB/Divulgação)

O filme é uma realização do Departamento de Letras da UnB em conjunto com o Instituto de Pesquisa Aplicada da Mulher.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui

Com informações da Universidade de Brasília (UnB)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação