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Pesquisa mostra cenário e perspectivas para escolas de governo em 27 países

Cursos de inteligência artificial e automação ainda são raros, mas aparecem como prioritários para os próximos cinco anos

Correio Braziliense
postado em 28/08/2022 16:25 / atualizado em 28/08/2022 16:26
 (crédito: Vinicius Braga/ Enap                     )
(crédito: Vinicius Braga/ Enap )

Novos tipos de liderança, transparência e inovação são os principais temas de programas oferecidos pela Rede Global de Escolas de Governo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE): esses conteúdos estão presentes em mais de 60% dos cursos e eventos oferecidos atualmente. Inteligência artificial e automação estão entre as capacitações mais raras entre as ofertas atuais (menos de 20%), mas compõem a lista de principais prioridades para os próximos cinco anos. Os dados são da pesquisa "Qual o futuro das escolas de governo?", realizada por meio de parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a OCDE.

A maior parte dos certificados emitidos pelas escolas integrantes da rede da OCDE são em educação executiva (67%) e mestrado ou equivalente (36%). A estratégia mais adotada pelas escolas de governo para facilitar o processo de aquisição do conhecimento é convidar especialistas para compartilhar experiências (82%). Um outro recurso que tem sido muito utilizado é o ensino híbrido (63%), seguido de formação para professores em pedagogias de educação online (52%). Para os próximos cinco anos, o cenário é bem parecido, mas uma ação deve ganhar mais importância: a promoção de oportunidades colaborativas para aprendizagem online .

Alguns obstáculos precisam ser superados para que as escolas de governo atinjam seus objetivos, de acordo com a pesquisa. Entre eles, destacam-se questões essencialmente ligadas a insumos, como fragilidade da infraestrutura de tecnologia da informação (48%), falta de profissionais (48%), incompatibilidade entre habilidades disponíveis e necessárias (43%), e subfinanciamento (38%).

A pesquisa "Qual o futuro das escolas de governo?" foi realizada em 33 escolas de governo de 27 países, durante o período de novembro de 2021 a janeiro de 2022. A proposta foi levantar questões e gerar provocações para debates entre escolas de governo de todo o mundo.

Países/quantidade de escolas de governo participantes

1. África do Sul/1
2. Alemanha/1
3. Austrália/1
4. Brasil/4
5. Brunei/1
6. Bulgária/1
7. Canadá/1
8. Catar/1
9. Cazaquistão/1
10. Coreia do Sul/1
11. Costa Rica/1
12. Equador/1
13. Espanha/3
14. Filipinas/1
15. Grécia/1
16. Guatemala/1
17. Israel/1
18. Itália/1
19. Letônia/1
20. Líbano/1
21. Luxemburgo/1
22. Noruega/1
23.. Nova Zelândia/1
24. Paraguai/1
25. Polônia/1
26. Portugal/1
27. Sérvia/1

Confira a pesquisa completa. 

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