O Centro Universitário de Brasília (CEUB) está com inscrições abertas para curso gratuito de noções básicas de informática e de internet para idosos. A iniciativa envolve docentes e alunos dos cursos de computação e engenharias do projeto de extensão Curso de Informática Básica para a Comunidade. As matrículas podem ser feitas até 15 de agosto.
As aulas começam no final de agosto, nos laboratórios de informática do CEUB, nos câmpus Asa Norte e Taguatinga. Com duração de um semestre e aulas aos sábados, das 9h às 12h, o curso traz debates sobre desinformação, fake news, ferramentas Google e sistemas operacionais. Para receber o certificado, ao fim do curso, é obrigatório registrar presença em 75% nas aulas e ter aprovação na avaliação final.
O programa universitário inclui, também, orientações sobre o dia a dia das redes sociais no celular e em computadores. Responsável pela ação, o professor de ciência da computação, Santana Pereira, destaca que a iniciativa é responsável por cultivar lições de cidadania e acesso à informação, procurando atender da melhor forma o público externo.
“A realização deste curso de informática se justifica pela necessidade de colocar em prática conhecimentos adquiridos pelos alunos da graduação de ciência da computação, alinhado com o objetivo de formar cidadãos conscientes do seu papel social e incentivar o voluntariado entre os alunos, proporcionando uma forma de interagir com pessoas de outras gerações”, reforça Santana.
Oferecido todo início de semestre letivo, o curso de inclusão digital aberto ao público da terceira idade tem vagas limitadas com turmas presenciais de até 50 alunos. Após a realização da inscrição, o aluno receberá o calendário das aulas por e-mail e WhatsApp. O início da capacitação está previsto para 20 de agosto, com término em 17 de dezembro. Para participar, é exigido o uso de e-mail da plataforma Google no ato da inscrição, para auxiliar o acesso às reuniões on-line via ferramenta Meet.
Desafios da inclusão digital no Brasil
De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 63% da população brasileira permanece longe do universo digital por desinteresse ou desconhecimento: 31% por falta de interesse, 22% por não saberem usar o computador e 10% por considerarem, simplesmente, sem necessidade.
A pesquisa também evidencia a relação entre a falta de acesso ao digital e a baixa escolaridade. A proporção de pessoas que nunca operaram um computador ou um smartphone é 20 vezes maior entre aquelas sem o ensino fundamental completo. Além disso, o estudo aponta que, a partir dos 30 anos, o acesso à inclusão digital diminui gradualmente conforme a idade. Quanto ao gênero, não há grandes diferenças: 21,5% dos homens não acessaram a internet nos últimos três meses, contra 19,5% das mulheres.
Confira o formulário para inscrições no Curso de Informática Básica para a Comunidade.