O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira (27/7), a demissão do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro. Ribeiro ocupava o cargo desde março de 2021 e alegou motivos pessoais para deixar o cargo.
O nome do substituto também foi divulgado desta quarta (27) pelas redes sociais do ministro da Educação, Victor Godoy. Carlos Moreno será o sexto presidente do órgão desde o começo do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
A saída de Ribeiro e a nomeação de Moreno ainda não foram publicadas no Diário Oficial da União. No entanto, segundo Godoy, Ribeiro segue no cargo até o final de julho.
"Anuncio que, a partir de 1° de agosto, o diretor Carlos Moreno será o novo presidente do Inep, respondendo interinamente e garantindo a continuidade dos exames e avaliações fundamentais para toda a sociedade brasileira", escreveu Godoy no Twitter. Ele também confirmou que a saída de Ribeiro ocorreu a pedido dele e por motivos pessoais.
Anuncio que a partir de 1° de agosto o diretor Carlos Moreno será o novo presidente do Inep, respondendo interinamente e garantindo a continuidade dos exames e avaliações fundamentais para toda a sociedade brasileira.
— Victor Godoy (@victorv_godoy) July 27, 2022
Em uma série de posts no Twitter, Victor Godoy também falou sobre a nomeação de Carlos Moreno para o cargo. "É servidor de carreira da Autarquia há 37 anos, é bacharel e mestre em Estatística pela UnB e doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília".
Moreno ocupava o cargo de Diretor de Estatísticas Educacionais do Inep desde 2010 e estava à frente de importantes processos do Instituto como os censos da educação.
Carlos Moreno é servidor de carreira da Autarquia há 37 anos, é bacharel e mestre em Estatística pela UNB e doutorando em Educação pela Católica de Brasília.
— Victor Godoy (@victorv_godoy) July 27, 2022
Saiba Mais
- Brasil Dupla é presa em supermercado durante sequestro de motorista
- Economia Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa terão 5G a partir de sexta
- Política Janones: 'Não podemos ter um racista à frente da Fundação Palmares'
- Política MDB dá início à votação para confirmar candidatura de Tebet ao Planalto