Os estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Brasília (IFB) recebem, nesta terça-feira (12/7), uma equipe de profissionais de Mídia e Jornalismo do Distrito Federal para falar sobre a Educação Midiática. O Correio Braziliense participa do evento para compor o quadro de debates, com a presença da repórter da editoria de Cidades, Darcianne Diogo. A jornalista explica que um dos temas do debate será a notícia nas redes sociais.
“Iremos discutir junto aos alunos alguns temas, como o processo jornalístico com as novas mídias digitais, adaptação, novas plataformas, credibilidade e apuração de informações. Além disso, iremos dar uma orientação aos estudantes sobre como se informar de forma segura, mesmo em um meio norteado de notícias falsas e incompletas (como as redes sociais). Outra questão importante a ser discutida será sobre temáticas que podem se tornar pauta, de forma a ser relevante para a população", destaca a pós-graduada em jornalismo investigativo.
Além de Darcianne, os jornalistas da TV Record, Guilherme Portanova; do portal Metrópoles, Celimar de Meneses; e do Jovem de Expressão, Marcelo Vinícius de Oliveira Santos, enriquecem o evento. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto de Literacia Midiática ou Educação Midiática para jovens, com parceria da Universidade de Brasília (UnB) e do IFB, por meio do projeto de extensão Comunicação Comunitária (Comcom).
O evento poderá ser acompanhado por qualquer pessoa que tenha interesse em participar, seja presencialmente, ou pela TV IFB, no Youtube. Todos os participantes receberão certificado de participação e é possível encaminhar perguntas pelo chat aos convidados.
O projeto
Ao longo do semestre, os estudantes do ensino médio do IFB tiveram debates e pesquisas em sala de aula, além de oficina de Redes Sociais sobre o tema. Cerca de 30 alunos, com idade entre 14 e 17 anos, também visitaram os espaços da UnB para a turma do Curso Técnico em Eventos do Ensino Médio do IFB.
O objetivo do evento é propor um bate-papo com quem faz a Mídia com as seguintes abordagens: "os bastidores da produção jornalística"; "como se informar de forma confiável na imprensa e nas mídias digitais?"; "quem faz a notícia — apuração e redes sociais?"; “o que jornalistas e influencers compreendem de todo esse novo processo de comunicação entre a imprensa, as redes sociais e o público". Também será debatido o que é notícia, quais as principais fontes de informação dos jovens de hoje, como ter um olhar mais crítico diante dos noticiários e se há credibilidade e legitimidade da informação nas redes sociais.
Participe
Data: Terça-feira (12 de julho)
Horário: 13h30
Local: IFB Campus Brasília, no LabInova - SGAN Quadra 610 Módulos D, E, F, G - Asa Norte
Inscrições gratuitas: https://www.even3.com.br/midiaeducativa