NUTRIÇÃO

Universidade tenta encontrar merenda mais gostosa e nutritiva do país

Reality é transmitido pela televisão e no YouTube. Iniciativa busca melhorar a qualidade da comida que é servida nas escolas

Correio Braziliense
postado em 02/06/2022 23:22
 (crédito: Andre Borges/Agência Brasília)
(crédito: Andre Borges/Agência Brasília)

A Universidade Internacional de Lusofonia Afro-Brasileira (UniLab) abriu uma disputa para escolher a cozinheira que faz a mais saborosa e mais nutritiva merenda escolar do país. A iniciativa é do reitor da instituição, Roque Albuquerque. O programa foi batizado de Merendeiras do Brasil e tem sido transmitido pelo YouTube e pela Rede TV.

Roque Albuquerque avalia que competição é um sucesso e traz grandes ensinamentos sobre educação e alimentação. "A grandeza desse programa é tirar as merendeiras da invisibilidade e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade e a diversidade da merenda servida para 40 milhões de crianças do país. Alguns podem achar que merenda é um luxo. Para muitas crianças, aliás, para 20 milhões de crianças, a merenda é a única refeição do dia", afirma o reitor.

O programa é transmitido aos domingos pelo YouTube e pela Rede TV. O reality foi idealizado pela UniLab com o objetivo de estimular as merendeiras das escolas públicas do país a oferecer pratos ricos e saborosos para crianças de famílias de baixa renda. O país tem mais de 300 mil merendeiras, muitas delas também em situação de vulnerabilidade social.

"Este é um programa que toca em questões essenciais para o Brasil. De um lado temos milhões de crianças, muitas delas dependem da merenda escolar para sobreviver. De outro, merendeiras, que trabalham duro e precisam de incentivos para melhorar ainda mais a alimentação das crianças", conclui Roque Albuquerque.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação