Algumas escolas da rede privada já retomaram as atividades em formato totalmente presencial e, tendo em vista os desafios desse período, a Secretaria de Educação disponibilizou em seu site a edição revisada das orientações de prevenção à covid-19 para a rede privada. O documento busca ser um instrumento de apoio na tomada de decisões das escolas no ano letivo de 2022.
A revisão da edição considerou o retorno presencial e as novas diretrizes de áreas técnicas das vigilâncias sanitária e epidemiológica da Secretaria de Saúde (SES-DF). A pasta de saúde informou que as instituições educacionais privadas devem continuar com o trabalho de capacitação dos profissionais, iniciado em 2021.
Entre os assuntos abordados estão: medidas coletivas e específicas sobre distanciamento, organização do espaço físico, sanitização, transporte escolar, comunicação com as comunidades escolares e casos de suspeita de risco. Além disso, a SES-DF recomenda que as instituições mantenham em seu planejamento atividades que possibilitem o acolhimento e a reintegração social, com o objetivo de minimizar ou até mesmo superar os impactos psicológicos resultantes desse período de pandemia.
Confira algumas das recomendações para suspeita de risco:
- Promover o isolamento imediato do estudante, em sala reservada para este fim, até o comparecimento do responsável;
- Orientar o profissional ou colaborador que procure imediatamente o serviço de saúde;
- Notificar o serviço de saúde de referência quanto aos casos suspeitos ou confirmados de contaminação, conforme orientação da Secretaria de Saúde;
- Intensificar a higiene dos locais e das superfícies utilizadas pela pessoa suspeita, bem como da sala de isolamento;
- Orientar as famílias quanto à necessidade de isolamento domiciliar, até o resultado conclusivo da investigação ou conforme orientação médica, devendo ser adotados os mesmos procedimentos para os que convivam com pessoas sintomáticas.