Ensino

Escola de Sobradinho é finalista de prêmio sobre direitos humanos

A iniciativa da instituição teve como foco temas como autocuidado e socioafetivo, com foco em aprendizagem socioemocional

Correio Braziliense
postado em 14/12/2021 14:45 / atualizado em 14/12/2021 14:46
Centro de Ensino Fundamental 8 de Sobradinho é um dos finalistas do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero -  (crédito: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF)
Centro de Ensino Fundamental 8 de Sobradinho é um dos finalistas do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero - (crédito: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF)

Centro de Ensino Fundamental 8 de Sobradinho é um dos finalistas do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero. Na etapa nacional, a escola participou com o projeto “Vivências para o Bem Viver”. A iniciativa da instituição de ensino teve como foco temas como autocuidado e socioafetivo, com foco em aprendizagem socioemocional.

Direito à saúde na sala de aula foi o tópico de interesse da premiação neste ano. Também tiveram enfoque ações de relevância para a superação de barreiras educacionais causadas pela pandemia de covid-19. Assim, a professora e coordenadora da escola, Olga Motta, notou, junto com outros educadores da instituição, que era necessário investigar e aprender novas formas de diálogo que enfocassem as emoções dos alunos.

Neste ano, foram 71 inscritos, sendo 27 na categoria A e 44 na categoria B. A primeira é voltada para instituições de ensino, escolas públicas ou privadas (educação formal, entre 3 e 18 anos). Já a segunda, tem como foco a educação em direitos humanos realizada por organizações da sociedade civil (educação não-formal).

A etapa nacional tem como prêmio R$ 5 mil para cada vencedor. Os que forem para a segunda etapa, internacional, concorrem para participar do IV Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos. Nessa fase, são anunciados os quatro vencedores da Ibero-América (dois em cada categoria). Por conta da pandemia, o evento ainda não tem local, nem data definida, estando sujeito às condições permitidas no momento da realização.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação