Candidatos que fariam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital neste domingo (31/1) na Universidade Católica do Distrito Federal (DF), campus Taguatinga, foram dispensados por um suposto erro do sistema, conforme foram informados. O formato está sendo utilizado pela primeira vez no país, sendo esta uma aplicação-piloto.
A prova deveria começar às 13h30. Entretanto, os inscritos foram informados de que haveria uma demora de trinta minutos, porque o sistema havia caído. Segundo a estudante Maria Eduarda, de 17 anos, o sistema chegou a voltar para parte dos candidatos, mas os fiscais não deixaram que começassem a prova, devido a problema no computador de outros candidatos.
"Fiquei esperando uma hora e meia para o sistema voltou. Aí quando voltou, não deixaram fazer, porque tinha uma sala que não tinha voltado", contou. Às 15h30, os alunos foram dispensados. Questionado, o Inep informou que informações sobre a aplicação das provas serão repassadas em coletiva de imprensa neste domingo, às 20 horas.
Esta é a primeira vez no Brasil que há Enem digital, em uma aplicação piloto. O candidato poderia escolher entre fazer a prova impressa (que teve 5,8 milhões de inscritos) ou a digital (93 mil inscritos). O segundo dia da prova digital é no próximo domingo e, segundo informação repassada por fiscais aos candidatos, o problema deste domingo não prejudica a realização do exame na próxima semana.
Saiba Mais
- Brasil Enem digital é aplicado hoje em 104 cidades
- EuEstudante Enem digital: candidatos fazem em Brasília exame aplicado pela 1ª vez no país
- EuEstudante Portões fecham e tem início o Enem digital, aplicado no país pela primeira vez
- EuEstudante Enem digital: candidatos percorrem até 64 km para fazer prova em Brasília