O secretário de Educação, Leandro Cruz, declarou o encerramento do ano letivo de 2020 nesta quinta-feira (28/1). Em coletiva, realizada no Palácio do Buriti, o chefe da pasta afirmou que todos os profissionais que trabalham no sistema de educação devem ser vacinados antes do início do ano letivo de 2021. "Vidas são vidas e todas as vidas importam. Quando falamos em profissionais de educação falamos em todos mesmo", disse.
Ele também afirmou que o processo será definido em conjunto com a Secretaria de Saúde, mas reforçou que não só os professores serão imunizados. "Aqui não fazemos essa distinção", ressaltou. Sobre o retorno às aulas, o formato ainda está em debate e vai depender do andamento da vacinação. "Depende de uma série de variantes, por isso, vamos responder essa questão em um momento mais adequado", completou o secretário.
"Em 2021, teremos oportunidade de recuperar as aprendizagens que não foram alcançadas, de resgatar o vínculo entre professores e estudantes, contando com a possibilidade de retomar, de forma organizada e planejada ao ambiente escolar", disse o subsecretário de educação básica, Tiago Cortinaz, também presente no evento.
O ano letivo teve início em 10 de fevereiro e suspensão em 11 de março, devido à pandemia de covid-19. Em 13 de julho, as aulas foram retomadas no formato a distância. Segundo o secretário, a plataforma utilizada para ministrar as aulas on-line foi um sucesso. "Os servidores se reinventaram para prender a atenção do estudante em casa e garantir uma qualidade de educação mesmo mediada pela tecnologia, para que nenhum estudante fique para trás", disse Cruz.
Em agosto, o debate sobre a volta às escolas foi alvo de uma imbróglio judicial que culminou com a decisão do governador Ibaneis Rocha (MDB) pela suspensão do calendário por tempo indeterminado.
Em dezembro, a secretaria de Educação editou um decreto que definiu o calendário dos 200 dias de aula previstos para este ano letivo, marcado para começar em 8 de março. A medida prevê a reposição de aulas aos sábados ao longo de 11 semanas.
Reparos
Durante o evento, o secretário anunciou o lançamento do programa Virando o Jogo na Educação. Segundo ele, o intuito é reparar os danos causados pela pandemia. "O projeto começa no início do ano letivo de 2021. Vamos resgatar cada estudante, cada conteúdo, e tratar cada dano psicológico e pedagógico dos nossos estudantes."
O programa será composto por ações sociais, culturais, esportivas e educativas. O plano é que o programa dure, pelo menos, uma década.
Enem
A secretaria afirmou que a plataforma criada para apoiar os alunos durante o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2020 foi utilizada por alunos de todo o país. Além disso, Leandro Cruz afirmou que recebeu elogios pela aplicação do exame na capital federal. "Aplicação impecável. Aqui, no DF, não tivemos nenhuma ocorrência. As nossas escolas estão bem-cuidadas e conservadas", disse Cruz.
No domingo (31/1), pela primeira vez, haverá a alternativa da aplicação de forma digital do Enem. Para quem optou pelo novo formato, as provas serão em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. No formato presencial, as provas foram realizadas em 17 e 24 de janeiro de 2021, dois domingos consecutivos. No Brasil, a abstenção chegou a 50%.