SELEÇÃO

Inscrições para 2.287 vagas no IFB se encerram hoje

Mais de 12 mil candidatos concorrem a 2.287 vagas, disponíveis em 10 campi no DF. Há a opção de cursar o ensino médio integrado com formação em 18 cursos. Seleção acontece por meio de sorteio eletrônico. Incialmente, as aulas serão remotas

Correio Braziliense
postado em 28/01/2021 06:00
 (crédito:  Carlos Moura/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Moura/CB/D.A Press)

Mais de 12,4 mil estudantes se inscreveram para concorrer no sorteio dos cursos do Instituto Federal de Brasília (IFB). Os interessados têm até hoje para acessar o site da instituição e realizar a inscrição. São 2.287 vagas disponíveis em 10 campi espalhados por todo Distrito Federal.

A seleção vai acontecer por meio de um sorteio eletrônico. As vagas são para as unidades da Asa Norte, Ceilândia, Gama, Estrutural, Planaltina, Taguatinga, Samambaia, São Sebastião, Recanto das Emas e Riacho Fundo.

O professor Giano Copettti, diretor do campus do IFB da Estrutural, comenta os benefícios oferecidos pelo instituto. “São as únicas escolas em que o aluno do ensino médio consegue fazer pesquisa em extensão. Ele pode, inclusive, ganhar bolsas como pesquisador. Além de termos um ensino de alta qualidade, ainda temos essa opção que outros colégios não oferecem”, diz.

De acordo com Copetti, as atividades presenciais serão retomadas somente quando for seguro. “Quem decide se voltamos ou não é o Conselho Superior. Hoje, é totalmente não presencial, nem ensino híbrido temos. Pode ser que até maio possamos retomar. É preciso saber como vai andar a questão da vacinação”, ponderou.

Integrado

Há vagas para cursar o ensino médio integrado com formação em 18 cursos. Copetti afirma que a procura para essa modalidade está mais baixa do que o normal. “É para os alunos que estão saindo no ensino fundamental e vão para o médio”, explica.

Esse é o caso do estudante João Victor Gomes dos Santos, 15 anos, morador de Ceilândia. Ele se inscreveu na última sexta-feira para estudar no campus da cidade e vai tentar uma vaga no ensino médio integrado para o curso de eletrônica. “Minha mãe me colocou no sorteio e, agora, estou mais animado”, conta o aluno.

A mãe de João Victor, a gari Dilma Gomes da Silva, 43, conta que a família ficou sabendo da oportunidade por meio de uma sobrinha, que estuda no IFB. “Ela nos avisou e disse que o ensino é de qualidade”, afirma. A expectativa é preparar o adolescente para o mercado de trabalho. “Esperamos que ele saia de lá um profissional, pronto para trabalhar”, conclui Dilma.

Para os que terminaram o ensino médio, o IFB oferta os cursos de segurança do trabalho e agroindústria. O processo seletivo contempla a modalidade Proeja, programa exclusivo para jovens e adultos.

O IFB destina 60% das vagas para quem estudou todo o ensino fundamental ou médio em escolas públicas, e 5% são para pessoas com deficiência. Para ampla concorrência, são 35% das oportunidades. Candidatos com renda inferior a R$ 1.650 per capita, autodeclarados pretos, pardos, indígenas e agricultores familiares também têm prioridade.

Serviço

» Quem pode: alunos do ensino médio e interessados em cursos técnicos
» Prazo: hoje
» Inscrições: https://www.ifb.edu.br. Dúvidas são esclarecidas pelo e-mail: processoseletivo@ifb.edu.br ou pelo telefone: 2103-2132.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação