FORÇA FEMININA

Inscrições para programa de empreendedorismo feminino terminam neste domingo

Programa Academia Para Mulheres Empreendedoras é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, em parceria com o do Grupo +Unidos, para ampliar os negócios de 90 empresárias do país

Mateus Salomão*
postado em 05/12/2020 06:00
 (crédito:  Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2018, o número estimado de mulheres empreendedoras no Brasil chega a 23,8 milhões. Com a premissa de apoiar esse grupo de brasileiras, a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América, em parceria com o Fundo de Investimento Social Colaborativo Grupo +Unidos, trouxe para o Brasil o programa Academia Para Mulheres Empreendedoras (AWE, sigla em inglês).

As inscrições estão abertas e terminam neste domingo. São oferecidas 90 vagas que podem ser disputadas por empreendedoras de todas as regiões do país. O resultado da seleção para participar da formação será divulgado em 18 de dezembro e o treinamento começa em 11 de janeiro e se estende até 26 de março.

A adida cultural adjunta da Embaixada dos EUA, Julie McKay, ressalta que o programa beneficiou mais de 7.000 empreendedoras em mais de 50 países. Agora, no Brasil, busca ajudar a expansão de negócios já existentes aqui. “O programa AWE vai fornecer às participantes as habilidades, conhecimentos e redes necessárias para expandir negócios de sucesso”, destaca Julie.

Inicialmente, o programa era voltado para o Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. A expansão somente ocorreria no próximo ano. No entanto, a demanda foi maior do que o esperado em outros lugares do país que não foi possível ignorar. “O interesse de empreendedoras das mais diversas cidades foi tão grande que decidimos abrir as inscrições para mulheres do Brasil todo”, ressalta.

A formação é gratuita e demanda cerca de seis horas semanais durante três meses. Ela engloba temas como o financiamento de negócios, marketing, gerenciamento de pessoal, planejamento estratégico e liderança. Também entram na programação atividades como palestras inspiradoras, rodas de conversa e sessões de pitch, que consistem na apresentação e defesa do projeto. Ao final do curso, as ideias que se destacarem receberão investimento de capital semente para impulsionar a concretização.

Para participar, é necessário ter, no mínimo, 21 anos e ter empresa registrada em qualquer estado brasileiro. Além disso, é exigido da empreendedora que o negócio esteja estabelecido formalmente há, pelo menos, dois anos e que busque oportunidades de expansão, bem como ter, no mínimo, um funcionário contratado. Confira essas e outras regras do regulamento e inscreva-se no site http://maisunidos.org/awebrasil/.

O programa se baseia em quatro preceitos fundamentais: apoiar mulheres empreendedoras na expansão de seus negócios; conectar mulheres empreendedoras com profissionais experientes no mercado; criar uma rede de contatos de mulheres empreendedoras diversa; e apoiar no cumprimento do item 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que diz respeito ao empoderamento feminino.

*Estagiário sob a supervisão de Ana Sá

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação