Obituário

Morre, aos 80 anos, um dos fundadores do Sindicato dos Professores do DF

Olímpio Mendes morreu em casa, nos braços da filha. Ele havia sido internado no hospital após queda que ocasionou traumatismo craniano, mas tinha recebido alta

Tainá Seixas
postado em 07/09/2020 21:44 / atualizado em 07/09/2020 21:44
 (crédito: Reprodução/Sinpro-DF)
(crédito: Reprodução/Sinpro-DF)

Um dos fundadores do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro/DF) morreu, aos 80 anos, nesta segunda-feira (7/9). Olímpio foi também o primeiro presidente da instituição, em 1979.

Há três semanas, o professor aposentado foi internado no Hospital Estadual de Urgências de Goiânia (Hugo), após sofrer uma queda em razão de síncope. Com o incidente, ele teve traumatismo craniano. Estava, no entanto, se recuperando bem e havia recebido alta.

Na manhã deste feriado, no entanto, ele acordou se queixando de dores na barriga. Olímpio faleceu às 7h45, de traumatismo cranioencefálico e mal súbito, nos braços da filha Renata. A família informou que não haverá velório e o corpo será sepultado em Formosa, Goiás, nesta terça-feira (8/9).

Carreira

Nativo de Formosa, o professor construiu carreira profissional e militância política no Distrito Federal. Em 1963, foi eleito presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Em 1964, com o golpe militar, foi exilado no México. Ele participou da refundação da Associação dos Professores do DF e foi um dos fundadores do Sinpro/DF.

Em nota, a instituição manifestou "o mais profundo pesar, se solidariza com familiares, amigos, colegas e companheiros de luta e ratifica seus sentimentos por essa grande perda”. O Sinpro ressalta que o professor Olímpio sempre foi muito preocupado em ter boas condições de trabalho não só para si, mas também para todos os professores e professoras, em especial, e para toda a classe trabalhadora.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação