Esportes

Inter se mobiliza contra potenciais armas do Bahia em estreia pela Libertadores

Inter analisa minuciosamente armas do Bahia para estreia na Libertadores

Inter analisa minuciosamente armas do Bahia para estreia na Libertadores -  (crédito:  Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
x
Inter analisa minuciosamente armas do Bahia para estreia na Libertadores - (crédito: Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

O Inter prioriza evitar qualquer tropeço em seu retorno à Libertadores. Por isso, a comissão técnica estuda as potenciais armas do Bahia em sua estreia na competição, nesta quinta-feira (03/04). As principais preocupações do Colorado são a bola aérea, a criação de vantagem numérica ao atacar, além das capacidades ofensivas dos laterais.

O Internacional priorizará anular esses pontos fortes e possivelmente tirar proveito deles. O técnico Rogério Ceni criou um plano de jogo nítido, mas há a possibilidade de improvisar o zagueiro Gabriel Xavier na lateral-direita.

Tal situação já ocorreu em compromissos anteriores nesta temporada. A entrada do defensor no lugar de Gilberto tem o intuito de fortalecer a bola aérea do Tricolor de Aço. Gabriel Xavier atuou na posição durante o jogo de ida da final do Campeonato Baiano e marcou o gol que abriu o triunfo. Além de aumentar a estatura da linha defensiva, a opção também contribuiria para diminuir o ímpeto ofensivo do lado esquerdo do Colorado, com Bernabei e Wesley.

Inter precisará de atenção para aproveitar os espaços

O esquema tático que o comandante Rogério Ceni normalmente usa é o 4-3-3, mas no momento em que o time ataca se transforma em um 3-5-2.  Afinal, a estratégia é ter cinco jogadores como opção no momento em que o Bahia estiver na fase ofensiva. Ou seja, criar uma vantagem numérica quando estiver no ataque. Com isso, haveria uma mudança de função dos laterais. Portanto, caso a escolha seja por manter Gilberto no time titular, a princípio, ele permaneceria na defesa para ajudar a qualificar a saída de bola.

Já Juba, pelo lado esquerdo, passaria a atuar no meio de campo. Apesar desta orientação, os dois têm autonomia para chegar ao ataque. O lateral-esquerdo exatamente mais como um armador e Gilberto como fator elemento surpresa. Neste cenário, o Inter se mobilizará para ter uma postura mais atenta e ser letal. Especialmente com movimentos objetivos para acionar os seus atacantes de velocidade e, assim, aproveitar os espaços que o Tricolor de Aço deixar com seus laterais mais centralizados. Tanto em transições ofensivas ou contra-ataques.

Internacional e Bahia se enfrentam, às 19h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, nesta quinta-feira (03/04), pela primeira rodada do Grupo F da Libertadores. Os outros dois integrantes são Atlético Nacional, da Colômbia, e Nacional, do Uruguai. Assim, a avaliação é que este grupo é o mais equilibrado do torneio. Estes dois outros membros se enfrentaram na última quarta-feira (02/04). Portanto, com a vitória, o time colombiano assumiu a virtual liderança.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

RJ
postado em 03/04/2025 14:51