
A cidade do medalhista de prata Caio Bonfim amanheceu com um presente antecipado de 65 anos. Brasília foi escolhida na manhã desta terça-feira para receber uma etapa do Mundial de Marcha Atlética por equipes em 2026.
A capital do país disputava o direito com Samborodón, no Equador, e Varsóvia, na Polônia. A vitória do Distrito Federal foi anunciada pelo presidente da World Athletics, Sebastian Coe, em uma entrevista realizada em Pequim, na China.
Brasília é um dos celeiros da marcha no país. Além de Bonfim, Max Batista e Gabriela Muniz treinam na cidade, além de outros talentos forjados no Centro de Marcha Atlética de Sobradinho (CASO).
A vitória do Distrito Federal foi anunciada pelo presidente da World Athletics, Sebastian Coe, em uma entrevista realizada em Pequim, na China. A Esplanada dos Ministérios será o palco do evento com apoio da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
O Brasil se torna o primeiro país do hemisfério sul a receber a maior competição de Marcha Atlética do mundo. De acordo com a nota publicada pela CBAt, o Campeonato Mundial de Marcha Atlética será realizado em 12 de abril de 2026, em percurso a ser montado na Esplanada dos Ministérios, com passagem pela Catedral, Museu Nacional da República e a Livraria Nacional.
O slogan usado na candidatura foi: "Brasília, ready to walk with the world" (Brasília, pronta para marchar com o mundo). Na proposta, um vídeo apresentou a capital como uma cidade única, com um plano urbano e arquitetônico modernos, integrada por largas avenidas, parques e espaços abertos, aeroporto internacional, rede hoteleira grande e com acesso fácil ao local de competição, com segurança.
"Brasília está pronta para caminhar com o mundo. Nossa cidade reúne todas as condições para sediar um evento do porte do Mundial de Marcha Atlética por Equipes. Somos a capital do Brasil, temos infraestrutura esportiva, logística eficiente, segurança e um cenário icônico para a competição.
Além disso, somos a terra de Caio Bonfim, nosso medalhista olímpico e referência na modalidade. A recepção calorosa do público brasileiro e a tradição esportiva do Distrito Federal fazem de Brasília a escolha ideal para esse grande evento", disse Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, em entrevista ao site da CBAt.
*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo