Esportes

Fifa exclui o León, adversário do Flamengo, do Mundial de Clubes 2025

León está fora da disputa do Mundial de Clubes de 2025 por decisão da Fifa

León está fora da disputa do Mundial de Clubes de 2025 por decisão da Fifa -  (crédito: Foto: Leopoldo Smith/Getty Images)
x
León está fora da disputa do Mundial de Clubes de 2025 por decisão da Fifa - (crédito: Foto: Leopoldo Smith/Getty Images)

A Fifa indicou que entre Pachuca e León, apenas um dos dois clubes poderá seguir na disputa do Mundial de Clubes 2025. Assim, a entidade decidiu excluir a equipe de Guanajuato, que estaria no grupo D, junto com Flamengo, Chelsea e Espérance. O primeiro, por sua vez, que estará no Grupo H, com Real Madrid, Al-Hilal e RB Salzburg, permanece no torneio.

“Após avaliar todas as evidências do caso, o presidente do Comitê de Apelações da Fifa decidiu que tanto o Pachuca quanto o León não atendem aos critérios de propriedade multiclube estabelecidos no regulamento do Mundial de Clubes da Fifa. Nos termos, a Fifa decidiu não admitir o León na competição e anunciar o clube que o substituirá em seu devido tempo”, disse a Fifa.

“Há alguns minutos, a Fifa comunicou que um dos dois times, Pachuca e León, participantes do Mundial de Clubes 2025, será excluído da competição. A entidade não comunicou os fundamentos da decisão. Estamos inconformados com a decisão e apelaremos até as últimas instâncias”, ressaltou o conglomerado em comunicado oficial.

Entidade conclui investigação

Vale lembrar que ambos os clubes já sabiam que suas participações dependeriam da investigação da entidade sobre o caso. Isso porque o regulamento do Mundial veta a participação de mais de uma equipe do mesmo grupo empresarial no torneio.

No entanto, os donos dos clubes tiveram a oportunidade de tentar convencer a Fifa da participação simultânea, algo que não surtiu qualquer efeito. Ambos pertencem ao conglomerado de clubes do empresário Jesús Martínez Patiño, que ainda conta com os também Zacatecas e Coyotes de Tlaxcala, além do Talleres, da Argentina, e do Everton, do Chile.

Por fim, até o momento, não há uma definição de quem ficará com a vaga. Entretanto, o que se sabe é que ela continuará dentro da confederação das Américas Central e do Norte. O principal candidato levando em conta o ranking do continente é o América do México, do técnico André Jardine.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Redação Jogada10
RJ
postado em 21/03/2025 13:01