Esportes

Protocolo de concussão da CBF entra em vigor nesta Copa do Brasil de 2025

Disputa de bola pelo alto em jogo no Paraná

Disputa de bola pelo alto em jogo no Paraná -  (crédito: Foto: José Tramontin/Athletico )
x
Disputa de bola pelo alto em jogo no Paraná - (crédito: Foto: José Tramontin/Athletico )

Entrou em vigor nesta terça-feira (18) o Protocolo de Concussão da CBF para os jogos da Copa do Brasil. A Confederação Brasileira de Futebol adotou a medida nas Séries A e B do Brasileirão do ano passado e, em 2025, valerá para todas as competições sob a chancela da entidade.

A saber, o protocolo prevê uma substituição extra por cada equipe em campo caso um jogador sofra uma pancada na cabeça. Caso o médico do clube – o único responsável por fazer o diagnóstico da lesão – julgue necessário, deverá comunicar à arbitragem por meio de um cartão vermelho.

Leia mais notícias de Futebol Brasileiro

Após o encerramento do jogo, haverá a devolução do cartão ao médico do clube para devido preenchimento de questionário com detalhes sobre os sintomas observados e o respectivo tratamento ao atleta.

Ao receber o relatório, a Comissão Médica da CBF terá a responsabilidade de verificar a evolução do quadro do jogador, incluindo o protocolo de retorno e a data prevista para a próxima partida. Assim, poderá se assegurar do cumprimento à risca dos procedimentos.

“Felizmente temos a experiência de ter sido a primeira confederação a apresentar e aplicar realmente esse protocolo do qual nós, da Comissão Médica da CBF, participamos ativamente”, concluiu.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook

Redação Jogada10
RJ
postado em 18/02/2025 22:34