
Entrou em vigor nesta terça-feira (18) o Protocolo de Concussão da CBF para os jogos da Copa do Brasil. A Confederação Brasileira de Futebol adotou a medida nas Séries A e B do Brasileirão do ano passado e, em 2025, valerá para todas as competições sob a chancela da entidade.
A saber, o protocolo prevê uma substituição extra por cada equipe em campo caso um jogador sofra uma pancada na cabeça. Caso o médico do clube – o único responsável por fazer o diagnóstico da lesão – julgue necessário, deverá comunicar à arbitragem por meio de um cartão vermelho.
Leia mais notícias de Futebol Brasileiro
Após o encerramento do jogo, haverá a devolução do cartão ao médico do clube para devido preenchimento de questionário com detalhes sobre os sintomas observados e o respectivo tratamento ao atleta.
Ao receber o relatório, a Comissão Médica da CBF terá a responsabilidade de verificar a evolução do quadro do jogador, incluindo o protocolo de retorno e a data prevista para a próxima partida. Assim, poderá se assegurar do cumprimento à risca dos procedimentos.
“Felizmente temos a experiência de ter sido a primeira confederação a apresentar e aplicar realmente esse protocolo do qual nós, da Comissão Médica da CBF, participamos ativamente”, concluiu.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook