Esportes

TJD suspende Barboza, Cleiton e Allex Telles preventivamente por 30 dias

Briga em campo, após Fla 1x0 Bota, gera suspensão preventiva de três jogadores

Briga em campo, após Fla 1x0 Bota, gera suspensão preventiva de três jogadores -  (crédito: Foto: Carlos Mello/Jogada10)
x
Briga em campo, após Fla 1x0 Bota, gera suspensão preventiva de três jogadores - (crédito: Foto: Carlos Mello/Jogada10)

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD-RJ) suspendeu preventivamente por 30 dias os jogadores Barboza e Allex Telles, do Botafogo, e Cleiton, do Flamengo, pela briga que ocorreu ao final do jogo em que o Rubro-Negro venceu o Glorioso por 1 a 0, pelo Campeonato Carioca, na última quarta-feira (12/2). Barboza e Cleiton, além do Rubro-Negro Gerson, foram expulsos. Já Allex Telles não levou o vermelho, mas teve participação no fim da confusão.

Para o TJD, em seu despacho, “Alexander Nahuel Barboza Ullúa agiu de forma lamentável buscando agredir companheiros de profissão”. Considerando gravíssimos os fatos ocorridos e protagonizados pelo jogador. No caso de Cleiton, o jogador do Flamengo “não merece melhor destino pois agrediu fisicamente o atleta Alexander Barbosa, como relatado na súmula“. Por fim, Allex Telles “tem a responsabilidade de ser um bom exemplo, uma vez que pode influenciar a torcida, outros atletas, jovens atletas, crianças. E nada justifica seu desrespeito ao Delegado da partida”.

Entenda o caso

Logo após o apito final do árbitro, Barboza discutiu e empurrou Bruno Henrique, ficando em posição de briga diante do jogador do Flamengo, caído. Gerson veio para separar a briga e ficou discutindo com Barboza, até que se iniciou um princípio de confusão. Durante a altercação, Barboza tentou acertar um soco, mas levou um cruzado do zagueiro Cleiton (que estava no banco de reservas e não entrou em campo), perdendo um dente. Gerson, Barboza e Allex Telles receberam cartão vermelho. A confusão continuou na saída para os vestiários, quando jogadores do Botafogo aguardavam os jogadores do Flamengo e quase chegaram às vias de fato. É por causa de sua ação na saída de campo, mesmo sem levar vermelho, que Allex Telles também foi punido.

Denúncia do TJD e prováveis punições

O julgamento do caso será no dia 19. O TJD denunciou Cleiton e Alex Barboza no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de “agressão física durante a partida”. A punição pode variar entre quatro e doze partidas. O texto ainda menciona que, “se da agressão resultar lesão corporal grave, atestada por laudo médico”, a pena pode variar entre oito e 24 jogos. Já Allex Telles, o único que não recebeu cartão vermelho em campo, está enquadrado no artigo 243-F, por ofensa à honra em fato relacionado ao jogo, após a discussão no túnel dos vestiários.

Gerson não recebeu suspensão preventiva, mas está denunciado no artigo 250, por praticar “ato desleal ou hostil” no clássico. Se punido, o Flamengo poderá ficar sem o jogador por uma a três partidas.

Árbitro do VAR pega suspensão preventiva de 30 dias

Vale citar que o TJD não deferiu o pedido de suspensão do árbitro Bruno Mota Correia, julgando que ele agiu de forma correta. Porém, o titular do CAR da partida, Paulo Renato da Silva, está suspenso preventivamente por 30 dias, pois cometeu erro gravíssimo ao não chamar o árbitro para rever o lance em que De La Cruz acertou Marcelo Martins com uma cotovelada no primeiro tempo do jogo. Era caso claro de expulsão.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

Redação Jogada10
RJ
postado em 15/02/2025 09:57