FUTEBOL INTERNACIONAL

A origem do Boxing Day, o segundo Natal na Inglaterra

Feriado de 26 de dezembro é caracterizado pela confraternização e marca a primeira partida de futebol disputada na história. Liga une os pontos e coloca em cartaz maratona de jogos

Três das cinco principais ligas de futebol do planeta bola estão de recesso. É tempo de descanso na Alemanha, na Espanha e na França. Mas o trabalho segue na Itália e da Inglaterra. Na Terra do Rei Charles III, a causa é nobre e a rotina intensa com a chegada do tradicional Boxing Day, uma espécie de segundo Natal britânico.

O Boxing Day ocorre sempre em 26 de dezembro. É um feriado religioso comemorado desde 1871, conhecido como o Dia de São Sebastião em todo o Reino Unido. A data é conhecida pela troca de presentes e promoções em lojas devido à proximidade com o Natal. Daí vem o nome: dia das caxias ou de aberturas de presentes, em português. Também há uma ligação com o futebol.

Em 26 de dezembro de 1860, foi disputada na Inglaterra a primeira partida da história do futebol, quando o Sheffield Football Club venceu o Hallam por 2 x 0. Oito anos depois, jogar no dia seguinte ao Natal se tornou tradição após o surgimento da primeira liga do país.

O público abraçou o Boxing Day do futebol, especialmente por protagonizar partidas decisivas no fim do primeiro turno. Outros países tentaram aderir ao movimento, mas não tiveram o mesmo engajamento dos torcedores.

O que esperar

Costuma-se dizer que o líder do campeonato durante a passagem do natal e do ano novo dificilmente fica sem a taça. Nesta temporada, é o Liverpool ocupa a ponta da tabela. São quatro pontos de frente ao vice-líder Chelsea, além de um jogo a menos. Em crise, o atual tetracampeão Manchester City está em sétimo — tem três derrotas nos últimos cinco jogos.

Nesta quinta-feira (26/12), oito jogos serão disputados. Na abertura do feriado, Chelsea e Fulham fazem o Dérbi do oeste de Londres. Uma das sensações do campeonato, o Nottingham Forest enfrenta o Tottenham. Wolverhampton e Manchester United fazem um confronto de técnicos portugueses. O ex-Corinthians Vitor Pereira é o novo treinador dos Wolves, enquanto Rúben Amorim comanda Red Devils.

A rodada será complementada na sexta (27/12), com dois. Depois, haverá uma maratona de partidas. No dia 29, serão ser opções no menu da Premier League. O penúltimo dia do ano colocará três duelos em cartaz. O grande jogo desse período será no dia 5, em Anfield, com Liverpool x Manchester United, o clássico mais popular do país.

Programe-se

Quinta-feira (26/12)

9h30
Manchester City x Everton (ESPN)

12h
Bournemouth x Crystal Palace (Disney+)
Chelsea x Fulham (Disney+)
Newcastle x Aston Villa (ESPN4)
Nottingham Forest x Tottenham (ESPN)
Southampton x West Ham (Disney+)

14h30
Wolverhampton x Manchester United (Disney+)

17h
Liverpool x Leicester (Disney+)

Sexta-feira (27/12)
16h30
Brighton x Brentford (Disney+)

17h15
Arsenal x Ipswich (ESPN)

*Estagiário sob a supervisão de Victor Parrini

Mais Lidas