MERCADO DA BOLA

Bilionário grego admite negociação por compra do Vasco; magnata esteve no RJ

Evangelos Marinakis é dono do Nottingham Forest; Vasco será o próximo?

O grego Evangelos Marinakis está de fato negociando a compra da SAF do Vasco. Dono também do Olympiacos (GRE) e Nottingham Forest (ING), o magnata, que tem fortuna avaliada em R$ 22 bilhões, já esteve algumas vezes no Rio de Janeiro nos últimos meses, apurou o Jogada10.

O jornalista Rob Dorsett, do Sky Sports, da Inglaterra, revelou nesta segunda-feira (2) que o grego de 57 anos realmente está negociando com um clube brasileiro: o Vasco. A entrevista em si será divulgada na terça-feira (3) pelo jornal britânico.

Investidor de sucesso, especialmente no setor marítimo, a família de Marinakis é dona da Capital Maritime Group, operadora de embarcações oceânicas. No futebol, o grego possui em seu portfólio o Nottingham Forest, que atua na Premier League, o Olympiacos, principal clube da Grécia, e o Rio Ave, da primeira divisão de Portugal. Edu Gaspar, ex-diretor esportivo do Arsenal e Seleção Brasileira, foi a contratação mais recente do braço esportivo do grupo. Segundo o jornalista Lucas Pedrosa, o brasileiro é peça importante na negociação.

Potencial comprador do Vasco já esteve no Brasil

Em agosto de 2024, aliás, o grego fez uma visita ao Brasil. Ele foi ao Maracanã acompanhar à final do Intercontinental de clubes sub-20, em final entre Flamengo e Olympiacos. Na ocasião, Marinakis conversou com pessoas ligadas ao futebol carioca. Além disso, ele possui investimento em petróleo na cidade.

O Vasco já possui um “Acordo de não-divulgação” (NDA) com o magnata. Isso propiciou a troca de informações e documentos entre sua empresa e a SAF cruz-maltina. A negociação, porém, não é simples. Afinal, o Vasco está em disputa com a A-CAP, dona de 31% das ações (integralizadas pela 777 Partners, antiga sócia majoritária) na arbitragem na Fundação Getúlio Vargas. O Vasco segue com 30% das ações. A disputa, então, é pelos 39% restantes, com o clube bastante otimista quanto a um desfecho favorável ao cruz-maltino. A A-CAP deseja a venda, até porque, segundo o próprio presidente Pedrinho, não há interesse por parte da empresa em deter clubes de futebol.

Confira publicação dele após ida ao Maracanã

 

 
Ver essa foto no Instagram

 

 

Uma publicação compartilhada por Evangelos Marinakis (@evangelos.marinakis)

 

“Hoje à noite assistimos e vivenciamos uma grande final contra um grande adversário sediado em um estádio histórico, o Maracanã, no Brasil, a casa do futebol. Hoje à noite, nossos jovens jogadores jogaram diante de 40.000 torcedores que nunca pararam de cantar pelo seu time Flamengo. Eles fizeram uma exibição de futebol, cheios de paixão e determinação da magnitude do Olympiacos, e são dignos de elogios por chegarem tão alto! Mais uma vez, eles nos deixaram muito orgulhosos deles! Não tenho dúvidas de que eles continuarão conquistando novos picos e realizando seus sonhos. Todos os dias em nossa academia, nossos jogadores trabalham com grandes treinadores e uma equipe de pessoas que os ajudam e os incentivam a desenvolver seu talento e amor pelo futebol.

No Olympiacos, somos uma família e, como eu disse antes, sempre estarei ao lado dos jovens jogadores para que juntos possamos construir seu futuro, construir o futuro do nosso Clube e do futebol grego. Pouco antes de nosso Olympiacos celebrar 100 anos de história lendária, adicionamos nossos primeiros troféus europeus à nossa gloriosa história — os da UEFA Europa Conference League e da UEFA Youth League, e hoje participamos da final da Copa Intercontinental Sub-20. E não vamos parar; continuamos fortes, CONTINUAMOS SONHANDO!

Viva o Olympiacos!”

 

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Mais Lidas