Os representantes brasileiros na Pré-Libertadores Corinthians e Bahia conheceram, hoje, quem enfrentarão na missão pela chegada à fase de grupos da principal competição internacional da América Latina. Em sorteio realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, nesta quinta-feira (19), a mistura das bolinhas definiu que Corinthians e Bahia enfrentarão Universidade Central, da Venezuela, e um representante da Bolívia, respectivamente, que será definido com a conclusão do campeonato neste fim de semana (21 e 22 de dezembro).
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Esta será a quarta participação do time paulista na fase em questão. As outras três oportunidades aconteceram em 2011, 2015 e 2020. Na primeira, acabou eliminado diante do Tolima, da Colômbia. Em seguida, venceu o Once Caldas, também colombiano. Na terceira vez, caiu diante do paraguaio Guaraní.
O Bahia, por outro lado, vive reencontro com a competição. O Tricolor de Aço não participava do torneio há 35 anos, ou seja, desde 1989. Ao todo, esteve no certame internacional por três vezes: 1960, 1964 e 1989. O alvinegro do Parque São Jorge viveu escalada heróica para se classificar. Com nove vitórias seguidas na última rodada, garantiu a passagem de ida com a sétima posição no Campeonato Brasileiro. Já o time baiano, mesmo mais regular durante o torneio nacional, garantiu a oitava posição.
Vale ressaltar, aliás, que o formato inicial da competição, agora, contempla uma primeira fase. Nesta, não haverão brasileiros. Porém, ambos Corinthians e Bahia saberão o caminho a ser seguido. Portanto, saberão as possibilidades de adversário para a segunda, onde estarão.
Caso se classifique, o time da Neo Química Arena enfrentará o vencedor num embate entre um representante da Bolívia e El Nacional-EQU ou Barcelona-EQU. Já o time do Nordeste terá como adversário o vencedor entre Boston River-URU e Ñublense-CHI, isso caso avança à terceira e última fase.
Serão 47 equipes, no total, na etapa pré. Seis participarão da primeira. Os três classificados avançam e entram no pote 2, para a disputa da segunda. Os brasileiros não poderão se enfrentar no round dois. O Boca Juniors, único argentino no certame, vice do torneio em 2023 e também classificado, também não poderá enfrentar uma equipe verde-amarela. O time de La Bombonera jogará com um dos três classificados vindos da primeira sequência de enfrentamentos.
No entanto, poderão se encontrar na fase três, a última prévia à fase de grupos propriamente dita. Nas últimas duas fases, os classificados e eliminados serão definidos após jogos de ida e volta. Os oito melhores estarão na afse de grupos.
Veja os confrontos da primeira fase:
Representante da Bolívia (ainda a ser definidos) x El Nacional-EQU
Nacional -PAR x Alianza Lima - PER
Monagas - VEN x Defensor Sporting - URU
Veja os confrontos da segunda fase:
Deportivo Iquique-CHI x Independete Santa Fé-COL
Rep. Bolívia x Bahia
E3 (classificado fase 1) x Cerro Porteño-PAR
E1 (classificado fase 1) x Barcelona-EQU
Universidade Central x Corinthians
Rep. Colômbia x Melgar-PER
Boston River-URU x Ñublense-CHI
E2 (classificado fase 1) x Boca Júniors-ARG
Veja as fases e os representantes de cada uma:
Fase 1:
Pote 1: Alianza Lima (Peru), El Nacional (Equador) e Defensor (Uruguai)
Pote 2: Nacional (Paraguai), Monagas (Venezuela) e representante da Bolívia
Fase 2:
Pote 1: Boca Juniors (Argentina), Corinthians (Brasil), Cerro Porteño (Paraguai), Barcelona (Equador), Santa Fe (Colômbia), Melgar (Peru), Bahia (Brasil) e Ñublense (Chile)
Pote 2: Deportes Iquique (Chile), Boston River (Uruguai), Universidad Central (Venezuela), representante da Bolívia, representante da Colômbia, além dos três classificados na primeira fase
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais