Atletismo

Caio Bonfim é bronze em Dublin e atinge marca para o Mundial de Tóquio

Distrito Federal levou três atletas ao pódio na prova de 35km da marcha atlética na Irlanda. Além de Caio Bonfim, Gabriela Muniz e Elianay Pereira brilharam na prova feminina neste domingo

Caio Bonfim conquista a medalha de bronze quatro dias depois de receber o Troféu Rei Pelé no Prêmio Brasil Olímpico em 2024 -  (crédito: Gianette Bonfim/Divulgação)
Caio Bonfim conquista a medalha de bronze quatro dias depois de receber o Troféu Rei Pelé no Prêmio Brasil Olímpico em 2024 - (crédito: Gianette Bonfim/Divulgação)

Quatro dias depois de receber o Troféu Rei Pelé no Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta masculino do ano, o brasiliense Caio Bonfim pendurou mais uma medalha no pescoço em 2024. Depois da prata nos jogos Olímpicos de Paris-2024, ele ganhou o bronze na disputa de 35km da marcha atlética na última etapa da temporada, em St. Anne Park, Dublin, na Irlanda. Max Santos fez prova de destaque ao concluir em quinto. O Distrito Federal também foi ao pódio no feminino com Gabi Muniz e Elianay Pereira. 

O atleta de Sobradinho cruzou a linha de chagada com o tempo de 2h27min48s. Caio Bonfim só ficou atrás do italiano Massimo Stano (2h24min19s), medalhista de ouro nos Jogos do Tóquio-2020, e do mexicano Ricardo Ortiz, segundo colocado com 2h26min15s. Diogo Pereira Lima e João Victor Silva também participaram da prova na Europa.

O desempenho de Caio Bonfim o credencia para o a disputa do Mundial de Atletismo em 2025 na cidade de Tóquio, no Japão, de 13 a 21 de setembro. Ele precisava pelo menos de 2h28min00s e conseguiu a marca de 2h27min48s. "Os 35 km entraram para o programa do Mundial, mas por causa da Olimpíada de Paris, que tinha a maratona de marcha atlética mista no programa, muitos atletas estão sem marca. Garantimos a nossa marca", comemorou Gianetti Sena Bonfim, mãe e treinadora de Caio com o técnico e pai João Sena Bonfim. 

"É bronze! Último desafio do ano com direito a índice do Mundial de Atletismo. Valeu pela torcida, pessoal", celebrou Caio Bonfim em publicação nas redes sociais, para depois projetar a próxima temporada. "O Mundial de Tóquio vai ser diferente porque vai ter os 35 km, no primeiro dia, e os 20 km, no último. O passo importante era ter os índices para ir atrás de performance", disse em entrevista á Confederação Brasileira de Atletismo (CBat). 

"Como uma é no início e outra no fim, acho que dá tempo de a gente se recuperar. Não sei se muitos atletas vão querer isso, mas são duas chances de medalha", afirmou Caio, que também comemorou o contrato pessoal com a fornecedora de material esportivo alemã Puma até 2032.

Feminino

A etapa de Dublin consta na agenda do Circuito Mundial de Marcha Atlética. A competição é chancelada pela World Athletics. Antes da corrida na Irlanda, Caio Bonfim ocupava o primeiro lugar com 4.072 pontos contra 4.068 do equatoriano Brian Daniel Pintado.

 

Caio Bonfim, Gabi Muniz e Elianay Pereira: trio de brasilienses subiu ao pódio neste domingo nos 35km em Dublin, na Irlanda
Caio Bonfim, Gabi Muniz e Elianay Pereira: trio de brasilienses subiu ao pódio neste domingo nos 35km em Dublin, na Irlanda (foto: Gianette Bonfim/Divulgação)

No feminino, o Distrito Federal colocou mais duas atletas no topo. Gabriela Muniz concluiu a etapa irlandesa em segundo lugar. Completou o percurso em 3h01min27s. Elianay Pereira ficou em terceiro lugar e levou bronze com 3h12min59s. Ao contrário de Caio Bonfim, elas não atingiram o índice para o Mundial de Atletismo. O alvo era 2h48min00s. "Tem dia que a mealha vale muito", comentou Elianay Pereira nas redes sociais.

Marcos Paulo Lima
MP
postado em 15/12/2024 17:04 / atualizado em 15/12/2024 18:47
x