BOTAFOGO

STJD marca julgamento de Textor que pode suspender acionista por 27 meses

Textor será julgado pelo STJD nesta sexta-feira (13/12)

 RIO DE JANEIRO, BRAZIL - JUNE 26: Botafogo president John Textor before the match between Botafogo and Fluminense as part of Brasileirao 2022 at Estadio Olimpico Nilton Santos on June 26, 2022 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Wagner Meier/Getty Images)
     -  (crédito:  Getty Images)
RIO DE JANEIRO, BRAZIL - JUNE 26: Botafogo president John Textor before the match between Botafogo and Fluminense as part of Brasileirao 2022 at Estadio Olimpico Nilton Santos on June 26, 2022 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Wagner Meier/Getty Images) - (crédito: Getty Images)

O STJD marcou para a próxima sexta-feira (13/12), o julgamento de John Textor, acionista da SAF do Botafogo. O empresário será julgado pelas denúncias que fez no ano passado, ao acusar que o Campeonato Brasileiro de 2023 teve uma manipulação de resultados, que favoreceu o Palmeiras.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Inicialmente, Textor estaria sendo julgado no dia 12 de setembro. Mas a sessão acabou adiada porque o relator Lucas Brandão deu mais prazo para o empresário responder aos questionamentos. Depois, o julgamento aconteceria no dia 30 de outubro, mas novamente adiado por um pedido dos auditores.

Textor acabou denunciado pela Procuradoria do STJD cinco vezes no artigo 243-F do CBJD (ofensa à honra contra Ednaldo Rodrigues, Palmeiras, São Paulo, Fortaleza e o árbitro Braulio da Silva Machado) e uma vez no artigo 221 (dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, à instauração de inquérito).

O acionista da SAF do Botafogo pode pegar até 27 meses de suspensão e receber uma multa de R$ 600 mil. Em julho, o então relator Mauro Marcelo de Lima e Silva pedia suspensão por seis anos e multa de R$ 2 milhões.

A acusação de Textor no Brasileirão de 2023

O inquérito começou após pedido da Procuradoria do STJD, do Palmeiras, do São Paulo, do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo e da Abrafut.

Textor acusou que a partida entre Palmeiras e São Paulo, que acabou 5 a 0 para o Verdão, teve manipulação de cinco jogadores do Tricolor. Aliás, na ocasião, o americano disse que usou uma empresa de inteligência artificial para fazer as acusações. Contudo, sem apresentar provas substanciais, acabou sendo denunciado.

Redação Jogada10
RJ
postado em 11/12/2024 10:14 / atualizado em 11/12/2024 12:25
x