Luiz Eduardo Baptista, o Bap, agora terá uma árudua missão pela frente como presidente do Flamengo. O novo mandatário terá que cumprir as promessas de campanha, mas junto a isso, também passará por desafios ao longo do triênio (2025-2025). Afinal, a posse será no dia 18 de dezembro. O exercício do novo presidente se inicia, entretanto, apenas em 1º de janeiro. Até lá, segue o presidente Rodolfo Landim.
Bap garantiu, em entrevistas anteriores, que a principal pasta do clube será totalmente comandada por um diretor profissional da área. Além disso, o presidente eleito classificou a condução da construção do novo estádio do Flamengo por parte da situação como uma “armadilha”.
Bap, afinal, busca autonomia no futebol do Flamengo e defende que o dinheiro para o novo estádio do clube está dentro do próprio rubro-negro. O novo mandatário também é contra a implementação da SAF no clube. Ele, aliás, já salientou em uma de suas entrevistas que vai trabalhar “para que o Flamengo seja o Real Madrid das Américas”.
“Eu tenho certeza, agora, que a gente vai dar conta disso e a gente vai fazer o Flamengo mudar de patamar novamente. Muito obrigado. Saudações rubro-negras”, declarou Bap após a vitória.
“Vamos unir o Flamengo em prol dos títulos e profissionalizar o clube integralmente, como prometemos”, afirmou o vice eleito, Flávio Willeman.
Finanças e renovações
Por conta do pagamento à vista do estádio e de uma janela de transferências robusta no meio do ano, o Flamengo tende a ter uma possibilidade menor de investimento por conta desses gastos. Além disso, o clube teve poucas vendas ao longo do ano, o que rendeu pouco retorno. Aliás, a nova gestão também terá que avaliar a renovação de contrato com do zagueiro David Luiz e do volante Erick Pulgar. São algumas situações que Bap e sua comissão terão que decidir em pouco tempo, pois o elenco já se representa em 8 de janeiro.
Filipe Luís fica?
Uma das primeiras decisões que Bap tomará em conjunto com o seu chefe do futebol deve ser a definição da permanência de Filipe Luís como técnico do time principal. Em saída da Gávea, o novo presidente afirmou que ele tem contrato com o Flamengo, ou seja, existe um entendimento de que pode manter o técnico. Contudo, não deu mais detalhes.
Novo diretor de futebol?
De acordo com informação do “Uol”, Luiz Eduardo Baptista escolheu José Boto para o cargo de diretor de futebol do clube. O português chega ao Rubro-Negro para substituir Marcos Braz, que se despede junto com o mandato de Rodolfo Landim. Contudo, o novo presidente não falou sobre o assunto após vitória na última segunda-feira (9).
Agora, a chapa vencedora tem direito a 80 membros no Conselho Deliberativo (60 titulares e 20 suplentes) e 72 no Conselho de Administração (48 titulares e 24 suplentes). O segundo lugar, de Dunshee, tem 20 cadeiras no Conselho Deliberativo (15 titulares e cinco suplementes) e 18 no Conselho de Administração (12 titulares e seis suplentes).
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.