O árbitro David Coote, que foi protagonista em polêmica ao ofender o ex-técnico Klopp e o Liverpool, não vai apitar mais jogos da Premier League. Isso porque a PGMOL, órgão da arbitragem do futebol inglês, anunciou a demissão do profissional, nesta segunda-feira (09). Ele era alvo de inquérito por vídeo em que insulta os Reds e seu ex-comandante. Assim, o juiz ainda pode solicitar apelação da decisão.
“Após a conclusão de uma investigação completa sobre a conduta de David Coote, seu emprego na PGMOL foi rescindido hoje, com efeito imediato. As ações de David Coote foram consideradas violações graves das disposições de seu contrato de trabalho, com sua posição considerada insustentável. Apoiar David Coote continua sendo importante para nós e continuamos comprometidos com seu bem-estar”, divulgou a instituição que administra a arbitragem do futebol inglês.
Novas denúncias além do escândalo contra Liverpool e Klopp
Inicialmente, David Coote, de 42 anos, foi suspenso em novembro após o escândalo e a Associação de Futebol abriu uma investigação sobe o caso. Alguns dias depois a essa polêmica, o jornal inglês “The Sun” tornou público um vídeo em que supostamente o árbitro novamente comete uma irregularidade. Dessa vez, a acusação foi por cheirar um pó branco no decorrer da disputa da Euro no segundo semestre deste ano. Após isso, a PGMOL alegou que houve a ligação de novas denúncias ao profissional.
Além disso, ele passou a ser alvo de inquérito por ser autor de outras práticas ilícitas. Entre elas, debateu se Coote planejou dar cartão amarelo para jogador do Leeds, em outubro de 2019, na Segunda Divisão do Campeonato Inglês.
Na ocasião, ele advertiu Ezgjan Alioski, que era defensor do time britânico durante o confronto com o West Bromwich. A FA (Football Association, entidade que controla o futebol local, frisou que investigava as acusações. David desmentiu que teve envolvimento em qualquer irregularidade.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.