Esportes

Bahia vence Atlético-GO e garante vaga na fase prévia da Libertadores

Bahia criou bastantes chances, sem eficiência em um primeiro momento, mas foi premiado pela insistência

Bahia criou bastantes chances, sem eficiência em um primeiro momento, mas foi premiado pela insistência -  (crédito: Rafael Rodrigues e Catarina Brandão/EC Bahia)
Bahia criou bastantes chances, sem eficiência em um primeiro momento, mas foi premiado pela insistência - (crédito: Rafael Rodrigues e Catarina Brandão/EC Bahia)

O Bahia conquistou o triunfo por 2 a 0 sobre o Atlético Goianiense, neste domingo (08), na Arena Fonte Nova, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor de Aço teve uma postura bastante ofensiva, principalmente no primeiro tempo ao sufocar o Dragão e Thaciano abriu o placar. Na etapa complementar, a equipe nordestina fechou o resultado positivo com pênalti convertido por Lucho Rodríguez.  Assim, com o triunfo, o Bahia garantiu a vaga na pré-Libertadores, pois encerrou sua participação na Série A na oitava colocação, com 53 pontos.

Bahia sufoca Dragão

O Atlético Goianiense levou susto com Derek, que passou por dois adversários, invadiu a área, ficou cara a cara com Danilo Fernandes, mas pecou no momento do chute e desperdiçou ótima oportunidade. Ademir ficou com sobra dentro da área dos visitantes. Thaciano manteve a insistência, depois de jogada em que estava impedido, assim como o seu companheiro Ademir. O camisa 16 do Bahia venceu disputa de bola com o zagueiro Adriano Martins. A bola ficou para Lucho Rodriguez e o uruguaio tentou deslocar o goleiro Ronaldo. Entretanto, perde gol incrível ao finalizar para fora. A ansiedade dos donos da casa seguiu atrapalhando para abrir o placar. Dessa vez, Ademir não aproveitou. O camisa 7 tentou um toque por cima do arqueiro adversário, que foi encoberto, mas a bola saiu por cima.

O Bahia continuou pressionando. Lucho Rodriguez tentou jogada individual, a defesa do Dragão interveio e a bola sobrou para Ademir. Ele buscou o chute, mas carimbou o oponente. Posteriormente, Thaciano fez cruzamento pelo lado direito, o atacante uruguaio tentou se esticar para chegar na bola. Ronaldo se jogou e salvou o Atlético Goianiense. Os visitantes buscaram surpreender o Esquadrão de Aço, depois de lance pela esquerda Rhaldney ficou com o rebote, mas finalizou mal.

Paciência foi trunfo baiano

Na sequência, em uma confusão na área dos donos da casa, em dividida na área, Danilo Fernandes falhou e a sobra ficou com o atacante do Dragão. Porém, o impedimento foi assinalado. Aos 31 minutos, Ronaldo interveio novamente, Ademir surgiu como elemento surpresa dentro da área e atento no lance, o goleiro impediu o gol. Depois, o arqueiro erra na saída de bola. Thaciano fica com a posse e toca para Lucho Rodriguez, mas a finalização vai na mão de Ronaldo.

A postura ofensiva do Bahia continua e Gabriel Xavier carimba a trave em cabeçada, depois de vencer disputa aérea no meio da zaga. De forma inesperada Thaciano buscou emendar uma bicicleta, mas errou o tempo de bola. A paciência do Esquadrão de Aço foi premiada aos 40 minutos. Ademir fez jogada pela direita e cruzou na área. A bola passa por Adriano Martins e Thaciano cabeceia com força, o goleiro Ronaldo até tocou a bola, mas não evitou o gol.

Pênalti e vaga na Libertadores

Aos cinco minutos, Ademir buscou o passe, mas a bola carimbou Gilberto e marcou lance inusitado. Em seguida, os visitantes quase empataram. Roni arriscou finalização de fora da área e Alix Vinicius fica com a bola. O defensor chuta colocado. Danilo Fernandes pulou e fez grande defesa para salvar os nordestinos. Lucho Rodriguez tentou lance individual entre dois oponentes, é derrubado dentro da área e o árbitro marcou pênalti. O uruguaio converteu com extrema categoria, ao deslocar Ronaldo e deixou o Esquadrão de Aço em situação confortável.

Desatento, Lacava entrega bola de presente para Ademir ao falhar na entrada da área. O camisa 7 acertou um chutaço e o goleiro do Atlético Goianiense encontrou uma solução e impediu o terceiro gol. Na sequência, Alejo Cruz tenta surpreender, bate falta direto próxima a linha de fundo e obriga Danilo Fernandes a tirar de soco. Na reta final, Janderson buscou diminuir a desvantagem com um chute forte de fora da área, mas a bola sai perto do gol de Danilo Fernandes. Em jogada ensaiada, o Atletico Goianiense recebe bola do escanteio e finaliza de primeira. A bola passa perto da trave. Maguinho quase conseguiu marcar o gol de honra, mas Danilo Fernandes fez intervenção cirúrgica.

BAHIA 2X0 ATLÉTICO-GO

38ª rodada do Brasileirão-2024
Data: domingo, 08/12/2024.
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Público: 48.476 pessoas
BAHIA: Danilo Fernades; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu, Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo, 21’/2ºT), Jean Lucas (Yago Felipe, 33’/2ºT), Thaciano (Biel, 21’/2ºT), Everton Ribeiro (Cauly, 24’/2ºT); Ademir (Everaldo, 24’/2ºT) e Lucho Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.
ATLÉTICO-GO: Ronaldo; Maguinho, Adriano Martins (Pedro Henrique, 14’/2ºT), Alix Vinicius, Guilherme Romão; Gonzalo Freitas (Luiz Gustavo, 14’/2ºT), Roni, Rhaldney (Lacava, Intervalo), Shaylon (Janderson, 21’/1ºT), Alejo Cruz e Derek (Hurtado, 30’/2ºT). Técnico: Anderson Gomes.
Gols: Thaciano, 40’/1ºT (1-0); Lucho Rodríguez, 12’/2ºT (2-0)
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
Auxiliares: Thiaggo Americano Labes e Bruno Muller (SC)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos: Acevedo e Yago Felipe (BAH); Gonzalo Freitas (ACG)
Cartões vermelhos:

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Redação Jogada10
postado em 08/12/2024 19:02
x