Esportes

Corrida pela Bola de Ouro; Veja os atletas mais cotados pelo prêmio do Brasileirão

ESPN divulga lista de atletas mais cotados pelo prêmio Bola de Ouro do Brasileirão 2024

ESPN divulga lista de atletas mais cotados pelo prêmio Bola de Ouro do Brasileirão 2024 -  (crédito: Foto: Divulgação/ESPN)
ESPN divulga lista de atletas mais cotados pelo prêmio Bola de Ouro do Brasileirão 2024 - (crédito: Foto: Divulgação/ESPN)

O prêmio ESPN Bola de Prata Aposta Ganha vai homenagear os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro Masculino e Feminino na próxima segunda-feira (9), às 12h30. A cerimônia será realizada em São Paulo e premiará a seleção completa dos dois torneios nacionais, além de eleger o melhor jogador (Bola de Ouro) de cada competição.

Um dos troféus mais tradicionais do futebol nacional, a Bola de Ouro é entregue ao jogador mais constante e espetacular do Campeonato Nacional no ano, coroando grandes temporadas de atletas como Romário, Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Rogério Ceni, Zico, Falcão, Toninho Cerezo, Luis Suárez, Bia Zaneratto e Adriana Leal entre outros.

Para a edição deste ano, a corrida pelo prêmio conta com grandes nomes que impressionaram com suas performances dentro de campo. Confira os principais nomes na disputa em ordem alfabética:

Bola de Ouro Masculina

• Alan Patrick – Fundamental na campanha do Internacional, Alan Patrick é um dos grandes nomes do colorado. O meio campista lidera a equipe em participações de gol, com 8 gols marcados e 3 assistências em apenas 23 jogos da campanha do time no Brasileirão.

• Estêvão – A maior jovem estrela do futebol nacional brilhou no Palmeiras. O ponta-direita fez atuações espetaculares pelo alviverde paulistano, acumulando 13 gols e 9 assistências nos 30 jogos que fez durante a campanha da equipe que ainda busca o seu terceiro título consecutivo do Brasileirão.

• Jefferson Savarino – Em um ano espetacular brilhando em atuações por sua Seleção Nacional e na Libertadores, Savarino também foi peça fundamental na trajetória do Botafogo que lidera o Brasileirão de forma isolada. O venezuelano de 28 anos fez 27 jogos pelo alvinegro carioca, marcando 7 gols e dando 7 assistências.

• Luiz Henrique – Outro grande símbolo da campanha do líder do Brasileirão, Luiz Henrique é mais um nome que impressionou o público com suas atuações. O atacante de 23 anos foi peça chave do Botafogo no Campeonato Brasileiro, marcando 7 gols e dando 3 assistências em 34 jogos disputados na competição.

• Rodrigo Garro – Em sua primeira temporada no futebol brasileiro, Rodrigo Garro foi um dos jogadores mais consistentes do Corinthians no Brasileirão. O atleta argentino de 26 anos já fez 35 partidas pelo alvinegro no torneio e é o único a atingir dois dígitos em gols e assistências, com 10 em cada estatística.

Bola de Ouro Feminina

• Amanda Gutierres – Pelo segundo ano consecutivo, Amanda Gutierres atingiu a artilharia do Brasileirão Feminino. A atacante do Palmeiras marcou 15 gols em 18 jogos da equipe no torneio, se destacando como uma grande finalizadora.

• Duda Sampaio – Meia da Seleção Brasileira, Duda Sampaio fez grande campanha com o Corinthians no Brasileirão. A atleta foi peça de destaque no time campeão, marcando 6 gols e dando 3 assistências e disputando 18 jogos no torneio.

• Gabi Portilho – Estrela do Brasil na campanha olímpica, Gabi Portilho é um dos grandes nomes do futebol feminino nacional. A atacante também foi peça-chave na conquista do Corinthians atuando em 17 jogos da campanha, marcando 1 gol e dando 5 assistências.

• Micaelly – Principal nome da Ferroviária no Brasileirão, Micaelly fez grandes atuações no campeonato Brasileiro. A atleta de 24 anos participou de 17 jogos e contribuiu com 6 gols na campanha da equipe do interior de São Paulo.

• Vic Albuquerque – Figurando entre as grandes referências do Corinthians, Vic Albuquerque é mais um nome que acumulou atuações expressivas no time campeão. A atacante de 26 anos foi a vice artilheira do Brasileirão marcando 13 gols e 3 assistências em 20 jogos disputados.

Método de avaliação

Com uma metodologia de avaliação bem estabelecida, a nota dos jogadores é definida através de uma junção da opinião de especialistas e dados estatísticos. Cada um dos 20 times é avaliado por um analista ESPN que atribui notas aos jogadores rodada a rodada. No fim do campeonato, as médias destas notas representarão 60% da pontuação.

Os outros 40% vem do “Algoritmo DataESPN”, criado pelo núcleo de análise de desempenho tático e estatístico da ESPN. Esta nota é calculada de acordo com estatísticas dos jogadores. Para este ano, o algoritmo foi atualizado e modernizado, com mais de 80 estatísticas na fórmula desenvolvida pelo departamento.

A cada rodada, as notas dos analistas e a pontuação do algoritmo foram somadas para revelar os melhores do Brasileirão Masculino e Feminino na cerimônia do dia 9 de novembro, ao vivo na ESPN e Disney+.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Redação Jogada10
postado em 05/12/2024 12:01
x