campeonato brasileiro

Botafogo bate o Inter, mas vitória do Palmeiras adia definição do título

O Glorioso chega a 76 pontos e ainda pode ser alcançado pelo Verdão, que alcançou 73

Savarino comemora gol no Beira-Rio ao lado de Alexander Barboza -  (crédito: Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Savarino comemora gol no Beira-Rio ao lado de Alexander Barboza - (crédito: Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O Botafogo, mesmo atuando fora de casa, fez a sua parte ao vencer por 1 a 0 o Internacional na noite desta quarta-feira (4/12), pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas o Palmeiras, ao buscar a virada por 2 a 1 sobre o Cruzeiro no Mineirão, em jogo no mesmo horário, adiou a definição do campeão para o fim de semana, quando ocorrerá a última rodada. Savarino, no primeiro tempo, anotou o único gol do jogo no Beira-Rio e válido pela 37ª rodada.

Assim, o Glorioso chega a 76 pontos e ainda pode ser alcançado pelo Verdão, que alcançou 73, faltando, ainda, uma rodada para o encerramento da competição. Mas os cariocas ficam a apenas um empate do tricampeonato brasileiro.

O Colorado, por outro lado, mantém uma campanha espetacular no segundo turno e firme na luta por uma das vagas na Libertadores do ano que vem. Desse modo, aparece com 65 pontos, em sexto na tabela de classificação.

Pela última rodada do Brasileirão, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), o Botafogo recebe o São Paulo diante de seus torcedores no Estádio Nilton Santos. Já o Internacional se despede diante do Fortaleza, na Arena Castelão.

Savarino aproxima o Fogão do sonho

Depois de alcançar o maior título de sua história no sábado, o Glorioso calou os ruídos de que o time poderia entrar em campo mais relaxado e, desde o minuto inicial, foi para cima do adversário em pleno Beira-Rio. Savarino, com um belo chute aos cinco minutos, em jogada ensaiada de escanteio, mostrou que os cariocas estavam prontos a buscar o título do Brasileirão já nesta quarta.

Em vantagem, o Botafogo passou a marcar mais recuado e sofreu forte pressão do Internacional, embalado pelos seus torcedores. Contudo, as muitas ações ofensivas dos gaúchos, apesar de levarem perigo, não foram capazes de balançar a rede alvinegra. A melhor chance dos anfitriões foi do equatoriano Enner Valencia, que carimbou a trave de Gatito Fernández.

Botafogo resiste à pressão

O Inter voltou com todo o gás diante de um Botafogo que custou a encaixar a marcação na etapa final. o time carioca teve didicudlaade para fazer o seu habitual jogo de transição e se limitou a marcar. Ao menos, até os primeiros 20 minuitos. O Colorado pressionou incansavelmente, mas o setor defensivo alvinegro se comportou muito bem, em especial na última linha de marcação. O resultado dava o título ao Fogão até o Palmeiras, aos 41′ do segundo tempo, virou sobre o Cruzeiro, adiando a definição do campeão. Ao Botafogo, restou se segurar até o apito final e ficar a um empate do título brasileiro.

INTERNACIONAL 0x1 BOTAFOGO

37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 4/12/2024 (quarta-feira)
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Gol: Savarino, 4’/1ºT (0-1)
INTERNACIONAL: Rochet; Bruno Gomes, Rogel (Clayton Sampaio, 23’/2ºT), Vitão e Bernabei; Rômulo (Fernando, 24’/2ºT), Bruno Henrique e Bruno Tabata (Wanderson, 18’/2ºT); Wesley (Gustavo Prado, 36’/2ºT), Enner Valencia e Borré. Técnico: Roger Machado.
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Vitinho (Mateo Ponte, 12’/1ºT), Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas (Marlon Freitas, 34’/2ºT), Savarino (Júnior Santos, 34’/2ºT) e Thiago Almada (Eduardo, 19’/2ºT); Luiz Henrique (Matheus Martins, 19’/2ºT) e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Cartões Amarelos: Bruno Tabata, Rochet, Wesley, Bernabei, Wanderson (INT); Barboza (BOT)

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

Redação Jogada10
postado em 04/12/2024 23:36 / atualizado em 04/12/2024 23:40
x