O Brasília Vôlei se aproxima de quebrar uma marca negativa estabelecida na última temporada. Às 19h30 desta sexta-feira (15/11), contra o lanterna Abel Moda/Brusque, no ginásio Sesi Taguatinga, a equipe candanga terá a oportunidade de vencer a segunda partida seguida com apenas cinco rodadas disputadas. A partida terá a transmissão do Canal Vôlei Brasil, no YouTube.
Na última edição da Superliga Feminina, a 2023/2024, o time emplacou três triunfos seguidos. Em 16 de fevereiro de 2024, venceu o posteriormente rebaixado São Caetano por 3 sets a 0. Cinco dias depois, derrotou o Maringá, pelo mesmo placar. Depois, fez de vítima o Barueri, por 3 sets a 1.
Dessa vez, poderá alcançar a marca com antecedência expressiva. Na temporada passada, pegou o ritmo entre a 16ª e a 18ª jornada. Na quarta rodada desta edição, venceu o Mackenzie, em Belo Horizonte. Agora, na quinta sequência de partidas, pode contar com o momento complicado do adversário para cumprir o objetivo.
O Abel é o lanterna da competição. Em cinco jogos, soma cinco derrotas. Até aqui, foi vítima de Minas, Praia Clube, Fluminense, Mackenzie e Bauru. Inclusive, sem vencer nenhum dos 15 sets disputados. Na última temporada, a equipe catarinense havia conquistado vaga à elite após fazer campanha exitosa na divisão de acesso. Na decisão do torneio, acabou superado pelo Mackenzie, mas conquistou a vaga em decorrência da classificação à final.
"Sabemos das dificuldades e que temos o menor orçamento. Mas estamos em busca de mais recursos para contratar, pelo menos, duas jogadoras mais experientes. Nosso time é de guerreiras e, com reforço, certamente vamos surpreender", disse o treinador Maurício Thomas, à Rádio Araguaia FM.
Em Brasília, enquanto isso, os ânimos são positivos. Com mais uma performance de destaque, a ponteira Ana Medina foi a maior pontuadora da equipe pela terceira vez seguida. Na vitória contra o Mackenzie na capital mineira, foi, inclusive, quem mais marcou pontos na partida, com 20.
"O alívio é grande. Muito, muito grande. Tira um peso das costas de que a gente está no caminho certo. O objetivo é saber que cada treino, cada jogo é uma evolução. O tamanho da vitória é gigantesca, e muito importante para o nosso time, pois a gente preza muito por essa constância", disse a dona do troféu Viva Vôlei no confronto, ao ge.globo. Com o êxito, a equipe do quadradinho é a nona colocada. Se vencer mais uma e contar com tropeço do Maringá, pode subir à oitava posição.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais